19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Haptica - relógio em braille


Trago-lhes mais um post do Obvious. Sempre com novidades, sempre com coisas diferentes. Depois que assinei a newslwtter do Obvious vou aumentar a quantidade de posts com novidades para os frequentadores da Oficina de Gerência.
Vejam a informação abaixo, vale ou não vale replicar uma notícia destas?

(clique no logotipo e visite o blog)

http://www.sparkawards.com/gallery/David%20Chavez%20Spark.jpg




Esta é mais uma daquelas invenções geniais que nos fazem perguntar porque ninguém se lembrou delas há mais tempo. Haptica é o nome de um relógio de pulso concebido pelo designer americano David Chavez que tem a particularidade de possuir um mostrador em braille. A verdade é que existem já há bastante tempo no mercado relógios destinados a cegos e outros deficientes visuais mas que não passam no fundo de aparelhos convencionais onde é possível tactear os ponteiros de modo a saber as horas. Graças a um engenhoso sistema mecânico, o Haptica escreve as horas em caracteres braille no seu mostrador e, que se saiba, é o primeiro a fazê-lo.
A caixa do relógio apresenta dois rebordos laterais paralelos que formam um canal que conduz os dedos para a superfície de leitura. Esta superfície não é mais do que um conjunto de discos rotativos com incisões em código braille correspondentes aos algarismos das horas e minutos. No fundo é um sistema mecânico clássico em relojoaria e o mérito do designer foi o de ter a intuição de o adaptar a esta situação particular. A ideia de David Chavez foi muito justamente distinguida com um Spark Award (já agora vale a pena uma vista de olhos pelos restantes premiados aqui). Alguns deles estão logo abaixo.
http://www.sparkawards.com/gallery/Fuego-Shot_1.jpg
http://www.sparkawards.com/gallery/morpheus13.jpg

http://www.sparkawards.com/gallery/Moen_12.jpg

David Chavez (clique no link para conhecer o site do designer)
_________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.