25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 4 de outubro de 2008

As novas regras da língua portuguesa

Com este post espero encerrar, no blog, o assunto da próxima reforma ortográfica da língua portuguesa, prevista para entrar em vigor no próximo ano.
De uma forma geral julgo que a divulgação da reforma está sendo satisfatória. Tem muito material na Internet, nas revistas, blogs, sites, jornais e em todas as mídias.
Pelo que já vi até aqui (e acho que não vai haver nenhuma outra novidade) não haverá nenhuma dificuldade para os brasileiros se adaptarem, rapidamente.
Na verdade, colocar tremas, hífens e acentos circunflexos é um sacrifício para quem escreve muito, como os bloggers, por exemplo. Quando a reforma começar de verdade vai ficar mais fácil. Acredito que as dificuldades ficarão reservadas aos mecanismos formais que terão de providenciar alterações operacionais nos seus sistemas. Por exemplo, o Word terá que rever todo o seu banco de dados; outro exemplo é o da indústria da produção de livros escolares. É muita coisa para realizar antes do início de validade das mudanças.
Aproveitei uma reportagem da revista Veja e criei esse post que - sem falsa modéstia - está (quase) completo para que vocês saiba tudo que é preciso para entender a reforma ortográfica.
=

As novas regras da língua portuguesa
.
"Em 1º janeiro de 2009, entra em vigor no Brasil o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, com o objetivo de padronizar a língua escrita usada por 210 milhões de pessoas em oito países. A seguir, você fica por dentro de todos os detalhes dessa novidade que vai mexer com a vida dos brasileiros diariamente: haverá, por exemplo, alterações relativas à acentuação de palavras e uso do hífen e do trema, além da inclusão de letras no alfabeto. Confira quais são as novas regras de ortografia, relembre a história do Acordo, navegue pelas comunidades da internet que discutem o assunto e veja também como os corretores ortográficos dos computadores vão se adaptar às novas regras. De quebra, faça um teste e descubra se você já sabe escrever corretamente, de acordo com a nova ortografia: são 20 questões para você analisar e, ao final, conferir sua nota."

=

Assim que a reforma na ortografia entrar em vigor, em janeiro de 2009, pouco mais de 210 milhões de pessoas em oito países que falam o português terão a escrita unificada. Para que não restem dúvidas até lá, VEJA.com lança a página Reforma Ortográfica, com os destaques abaixo:

  • O que muda em: alfabeto, hífen, acentuação e trema
  • Teste: você sabe como serão escritas certas palavras?
  • Perguntas e Respostas: origem e objetivo do acordo
  • No computador: novo corretor ortográfico do word
  • Na internet: comunidades contra e a favor do acordo
(clique nas imagens)



PS - clique no link abaixo e vá para a página da Veja, com a íntegra da reportagem:

=

Coloquei, abaixo, um vídeo que capturei no site da Folha de São Paulo com uma excelente entrevista com uma professora, expert no tema.

========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.