19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 11 de outubro de 2008

Cartola, samba de 100 anos.

=========
Cartola não foi só um sambista. Foi, antes de tudo, um poeta. Talvez seja melhor dizer que ele foi um trovador e à moda antiga. O samba era, apenas, o veículo que ele usava para exercer o seu dom.
É quase inacreditável que um homem sem cultura formal, como ele era, tenha produzido uma obra (clique aqui) tão repleta de encantos e primores. Essa é a marca dos gênios; romper com os preconceitos e repaginar o mundo os novas compreensões, novos discernimentos e julgamentos. Foi isso que Cartola provocou no seu universo, o da música popular.
Pessoalmente, considero "As rosas não falam" a obra síntese de sua criação. Sua letra é tão simples na poesia que encerra que chega a ser comovente.
As Rosas não falam
Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão, enfim
Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar para mim
Queixo-me às rosas, mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim.
=
Coloquei abaixo uma dose tripla de vídeos. O primeiro é a interpretação, primorosa, de Beth Carvalho - grande amiga e madrinha artística de Cartola - "As Rosas Não Falam"; O segundo é uma reportagem da Rede Globo sobre o centenário de Cartola (dia 11 de outubro); o terceiro vídeo - do YouTube - é um resumo feito por um fã, da obra mais conhecida do compositor.

.

.


.

========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.