19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 25 de outubro de 2008

25 de outubro - Travou-se a famosa Batalha de Agincourt, (1415) e nasceu Pablo Picasso (1881)

(Clique na imagem para ler o meu post "Grandes Batalhas da História - Agincourt")

"Agincourt (1415), embora talvez não tenha sido a batalha mais decisiva da guerra, foi a que alterou mais profundamente os rumos da estratégia militar, para sempre. Costuma ser chamada de "A Última Batalha dos Cavaleiros", por ter marcado o fim das táticas medievais de luta, com um fracasso retumbante das forças francesas, lideradas por nobres procurando o sucesso pessoal acima da vitória de seu próprio exército. Com 50 mil soldados contra apenas 6 mil, lutando em seu próprio terreno e contando com cavaleiros experientes, os franceses eram os claros favoritos. Mas perderam para a tática e a estratégia brilhantes de Henrique V, rei da Inglaterra, que liderou suas tropas pessoalmente. O general d'Albret liderava as forças francesas.
Confiantes em sua vitória quase inevitável, os franceses escolheram um péssimo local para confrontar os ingleses-um grande campo enlameado perto da vila de Agincourt, transformado em corredor pelos bosques ao redor, o que impossibilitaria cercar as tropas de Henrique V. Organizados entre arqueiros habilidosos e ágeis vestindo armaduras leves e protegidos por estacas pontiagudas pregadas no chão (uma inovação), além de soldados profissionais, treinados e bem pagos, os ingleses formavam uma força compacta. Eles souberam a hora certa de atacar os nobres franceses, que fugiram covardemente. Sem liderança, os soldados rasos do inimigo se renderam aos milhares. Foram executados por ordem do rei inglês, temendo uma insurreição que poderia dizimar seu exército. Os últimos franceses no front (que ainda excediam os ingleses em número) abandonaram Agincourt no final do dia. Morreram 10.000 franceses e apenas 1.600 ingleses. Além disso, mais 15.000 foram capturados, incluindo d'Albret e três duques. Vitoriosos, os ingleses conseguiram chegar até Calais, que já lhes pertencia, e assegurar a sua supremacia na Picardia e Normandia, embora não por muito tempo. De qualquer forma, a década seguinte foi o apogeu da ocupação inglesa na França." (clique aqui para conhecer o site de origem do texto)

=

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

º º º º º º º º º º º º º º º º º ºº º º º º º º º º º º º

Pablo Picasso ........................................................."Demoseilles d'Avignon"

.
...

1636 - Maurício de Nassau inicia viagem para o Brasil.
1825 - Nasce Johann Strauss Filho, compositor austríaco.
1886 - Nasce o escritor Humberto de Campos.
1886 - Morre José Bonifácio, patriarca da Independência.
1920 - O rei Alexander, da Grécia, morre envenenado depois de ter sido mordido por um macaco.
1936 - A Alemanha nazista e a Itália fascista assinam um acordo de amizade que os isola no cenário internacional. Durante a Segunda Guerra, a amizade entre Berlim e Roma tomaria proporções militares.
1951 - Morre, no exílio, na França, Dona Amélia de Orleans e Bragança, última rainha de Portugal.
1956 - O poeta espanhol Juan Ramón Jiménez recebe o Prêmio Nobel de Literatura.
1971 - A China entra para a ONU, enquanto Taiwan é expulsa por causa de uma fase de isolamento diplomático.
1980 - Descoberto em Cádiz o teatro romano mais antigo da Espanha.
1983 - Tropas norte-americanas invadem a Ilha de Granada.
1984 - Os presidentes de Brasil e Paraguai, João Batista Figueiredo e Alfredo Stroessner, inauguram a central hidrelétrica de Itaipu.
1994 - O Vaticano estabelece relações oficiais e permanentes com a OLP, a Organização para a Livre Palestina.
1996 - Os brasileiros Zé Marco e Emanuel conquistam Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, em Fortaleza, por antecipação. As duas equipes adversárias haviam sido derrotados duas vezes e ficaram fora da disputa

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.