||| 28 de julho DE 2026 ||| 3ª feira ||| dia mundial da conservação da natureza ||| *Reflexão: “A confiança é ato de fé, e esta dispensa raciocínio.” -- Carlos Drummond de Andrade ||| Aqueça o inverno de quem mais precisa - doe agasalhos |||

 

Bem vindo

Bem vindo

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Aristóteles (Estagira, 384 a.C. – Atenas, 322 a.C.) foi um filósofo e polímata da Grécia Antiga. Ao lado de Platão, de quem foi discípulo na Academia, foi um dos pensadores mais influentes da história da civilização ocidental. Aristóteles abordou quase todos os campos do conhecimento de sua época: biologia, física, metafísica, lógica, poética, política, retórica, ética e, de forma mais marginal, a economia. A filosofia, definida como "amor à sabedoria", passou a ser compreendida por Aristóteles em sentido mais amplo, buscando se tornar uma ciência das ciências. Embora o estagirita tenha escrito muitos tratados e diálogos formatados para a publicação, apenas cerca de um terço de sua produção original sobreviveu, nenhuma delas destinada à publicação. Na concepção aristotélica, a ciência compreende três áreas principais: teórica, prática (práxis) e aplicada ou (poiética). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles)

 

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Impacto do asteróide sobre a Terra (show de animação)

=
"Dá-se a queda de um meteoro quando poeiras do Sistema Solar entram na atmosfera terrestre deixando no céu um rasto luminoso à sua passagem.Se o meteoro possui uma grande dimensão e atinge o solo sem ser vaporizado, chama-se então meteorito.
As partículas que dão origem aos meteoros e meteoritos chamam-se meteoróides. Os meteoróides são partículas de material que se encontra no interior do Sistema Solar e que são demasiado pequenas para serem chamadas de asteróides ou cometas.
O fenómeno da formação do rasto luminoso do meteoro ou meteorito deve-se à fricção do meteoróide com a atmosfera, o que cria uma incandescência temporária no material que o constitui.
Esta fricção torna-se significativa a altitudes da ordem dos 80 a 110 km."
[...]
(direto ao site onde está a íntegra do texto acima.)

=
Um mêdo, atávico, paira sobre a humanidade. É a visão de um "ataque" de asteróides ou meteoros gigantes contra o planeta Terra.
As pessoas informadas conhecem a hipótese, defendida pela ciência, pelo menos parte dela, de um gigantesco asteróide ou mesmo uma estrela ter-se chocado contra a terra há 65 milhões de anos.
São muitas as lendas, reportagens, teses e outras formas de expressão que existem para comprovar ou desmentir os cientistas e curiosos. Todavia, o mêdo é único. Silencioso e permanente, ele está presente na conjetura do "fim do mundo" desde antes do livro do Apocalipse.
Este vídeo - sensacional - denominado "O impacto do grande asteróide" (Big asteroid impact) é uma animação, ao som do Pink Floyd (que luxo!), sobre as consequências de um evento desse porte (que Deus nos livre). Vale a pena assisti-lo. Não há como fugir de reflexões sobre o quanto é efêmera a nossa existência no universo.
=
.
========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.