9 de out de 2008

Jovens empreendedores - (Luiz Fernando Garcia)

Já falei sobre Luiz Fernando Garcia aqui no blog quando fiz um post sobre a minha ida à apresentação de James Hunter [leia o post Sobre a palestra, de James Hunter (O Monge e o Executivo)]. Ele me impressionou, favoravelmente, quando fez a palestra inicial do evento. Visivelmente é um profissional acima da média. Aos quarenta e poucos anos (eu mesmo perguntei a idade dele) tem um currículo de alguém com, pelo menos, uns 60 anos de atividade intensa. Leia aqui o currículo dele, no site da sua empresa, a Render Capacitação.
.
Garcia disserta sobre um tema que é sua especialidade, a identificação e o estudo de personalidades empreendedoras. Aqui ele foca suas luzes sobre os jovens e com a experiência que tem, como condutor de grupos de estudos e pesquisas, aponta os caminhos para o desenvolvimento e aparecimento do empreendedorismo entre os que estão iniciando suas vidas no universo corporativo.
=
(clique na imagem para identificar a origem)
Jovens empreendedores
20 de agosto de 2008 às 00:06
Por Luiz Fernando Garcia
"Há muito tempo o empreendedorismo e o interesse sobre empreendedores deixou de ser moda e passou a ser essencial a uma nação e suas economias regionais.
Hoje, a personalidade empreendedora - um jeito de ser - que corresponde a 3,5 a 5% da população mundial, e a conduta empreendedora - pessoas que são orientadas para resultados com traços de iniciativa, risco e visão - representam nada menos que 81% dos negócios geradores de empregos e do PIB de um país através da PEME (Pequenas e Médias Empresas).
Em 2000, o Ministério da Educação e Cultura encomendou um estudo sobre o tema, onde foram mapeadas mais de 370 teses e selecionadas 72 das mais importantes nesse assunto.
O que mais chamou a atenção era que 70% dos pensadores usavam o termo "SelfMademan" (aquele que se faz por si só), isso significa sem ajuda de ninguém, inclusive sem ajuda financeira.
Porém até 20 anos atrás, era mais comum o aparecimento de jovens "SelfMademan". Atualmente o perfil de jovens empreendedores mudou muito. Através do estudo sobre o tema, identifiquei similaridades e diferenças destes novos jovens que resolvem empreender:

Impulsividade e Ousadia: A impulsividade ainda se mantém através das características de iniciativa e tomada de riscos.
.
Visão: A visão do jovem empreendedor de hoje é mais idealizada do que no passado. O excesso de informação, inovação e da existência de produtos reinventados e desenvolvidos pelo fortalecimento do capitalismo, causam uma sensação da predominância da grande idéia, que não pode sobrepor a força de trabalho.
.
Autonomia e Dependência: O jovem empreendedor de hoje, diferentemente do passado, começa novos negócios com a tutoria da família, geralmente do pai que subsidia direta ou indiretamente a sobrevivência dos negócios no seu início até 3 anos deexistência.
.
Força de Trabalho: No passado o trabalho era essencial e continua sendo, porém, a busca pelo negócio na atualidade, tem uma relação direta mais forte com o status a partir da classe média. É importante ressaltar que é comum trabalhar de 12 a 15 horas em um negócio, até no mínimo 3 anos, porém o jovem de hoje parece não entender a importância da dedicação quase total em um negócio inicial.
.
Qualificação e Estudo: Sem dúvida o estudo e a qualificação do jovem empreendedor é infinitamente superior que há três décadas atrás, onde grande parte dos donos de negócio não possuíam o ensino médio completo. Hoje a grande maioria possui o ensino superior.
.
Apoio e Auxílio Técnico: O jovem hoje possui muitas formas de se qualificar através de institutos, treinamentos e entidades voltadas para os pequenos negócios. No passado, a preparação era predominantemente empírica.
.
Flexibilidade: Hoje o jovem demora mais para aprender a flexibilizar seus negócios que no passado, devido à segmentação de negócio.
.
.7 dicas para o jovem empreendedor: .
  1. .Faça uma busca de informações em três negócios no mínimo, com experiência de 5 anos, diretamente com o empreendedor do negócio. Ao contrário do que se imagina uma personalidade empreendedora sempre diz a grande maioria do que precisamos saber;
  2. Esteja disposto a abandonar a vaidade em prol do trabalho;
  3. Priorize mais a ajuda da família do que a dos Bancos;
  4. Coloque tudo no papel, montando um plano de negócio ou não, porém calcule números e, trabalhe com 3 cenários: pessimista, mediano e otimista. Esteja disposto a contar apenas com o pessimista e foque seu capital de giro;
  5. Cuidado com a idealização. Reduza custos, esteja disposto a multi-funções e lembre-se: Uma empresa é bombeada pelo seu coração (vendas), e não pela beleza ou pela fantástica idéia;
  6. Abra negócios a partir de necessidades. A oportunidade não pode estar apenas na nossa mente, mas no mercado;
  7. Atenção para os incentivos de pessoas próximas, elas podem não fazer parte do seu mercado, mas gostam muito de você. Divida com a família a sua dedicação para o seu novo empreendimento."
=
Luiz Fernando Garcia – é consultor especialista em manejo comportamental,empreendedorismo e negócios. É metodologista, empresário e palestrante. Desenvolveu mais de 50 metodologias de foco comportamental, acumulando cerca de 17 mil horas de aplicação nessa modalidade. Uma delas destinada à formação e capacitação de empresários e profissionais que trabalham com negócios, conhecida como GD – Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios.
.
NOTA TÉCNICA - Clique no link a seguir e faça um teste para identificar o seu nível de empreendedorismo, no site
Clique sobre o logotipo e leia o artigo no contexto do site
.

Um comentário:

  1. Fui em uma palestra sua em Belém e amei.Parabéns

    Att
    Priscila Ribeiro

    ResponderExcluir

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin