||| 08 de junho DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia mundial dos oceanos ||| “Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios.”― Nicolau Maquiavel |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day) é celebrado em 8 de junho. O objetivo desta data é relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra. E, para isso, são realizadas várias atividades de conscientização civil sobre os perigos enfrentados atualmente pelos oceanos. Os oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. Hoje, o grande desafio é minimizar o impacto que as atividades humanas estão provocando nos oceanos. É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os oceanos. fundo do mar com vegetação e peixes Origem do Dia dos Oceanos O Dia dos Oceanos foi criado durante a Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro. A data é celebrada desde 1992, no entanto, a ONU (Organização das Nações Unidas) apenas oficializou a comemoração em 2008.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Lao Zi ou Laozi (também conhecido como Lao-Tzu, Lao-Tze e Lao Tsé, (literalmente "Velho Mestre") foi um filósofo e escritor da Antiga China. É conhecido por ser o autor do importante livro Tao Te Ching, por ser o fundador do taoismo filosófico e por ser uma divindade no taoismo religioso e nas religiões tradicionais chinesas. Embora seja uma figura lendária, Lao Zi é geralmente situado por volta do século VI a.C. Pensa-se que foi contemporâneo de Confúcio, mas alguns historiadores acreditam que ele viveu no Período dos Estados Combatentes, algures nos séculos V e IV a.C. É uma personagem-chave na cultura chinesa: tanto os imperadores da dinastia Tang como as pessoas hodiernas do apelido Li consideram-no o fundador da sua linhagem. O trabalho de Lao Zi tem sido adoptado por vários movimentos antiautoritários e pelo legalismo chinês. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Lao_Zi]

 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Censura nunca! Conheça a campanha da ESPM e CONAR.

Censura - seja em que nível e forma for - não é admissível nas sociedades livres e democráticas. É necessário que as organizações civis que representam essa mesma sociedade estejam atentas para reagir quando os censores começam a querer colocar suas garras de fora. 
O vídeo abaixo, que "capturei" por acaso em uma das minhas navegadas pelo YouTube expressa à perfeição esta preocupação que todos devemos ter. No caso a campanha refere-se à censura aos meios de comunicação, mas eu acho que a mensagem vale para todos os círculos corporativos, sociais e familiares.
A censura é mesmo um monstro que deve ser vigiado eternamente. Não o deixe surgir dentro de você, à sua volta ou de seus conhecidos. Cada um de nós pode  - sem perceber - ser o hospedeiro do genes dessa anomalia da consciência. 
Seja em sua casa, em seu trabalho ou na sua vida social. Rejeite a censura aos seus filhos, seus amigos, colegas de trabalho ou subordinados. Pense nisso. Essa deformidade  de comportamento começa a surgir exatamente nesses ambientes. Esteja atento.


Conar e ESPM criam campanha falando sobre censura aos meios de comunicação 
.
http://www.conar.org.br/images/1.jpg
Clique em ambos os logos para visitar os sites
http://www.espm.br/util/img/re/Espm.gif
Nos últimos tempos uma série de medidas que propõe censura aos meios de comunicação foram criadas. Por consequência dessa movimentação, o Centro de Referência sobre Liberdade de Expressão, parceria entre ESPM e Contar, encomendou à F/Nazca Saatchi  e Satchi a campanha "Não deixe o monstro acordar". 
O filme "Monstro", em versões de dois e um minutos e 30 segundos, usa técnica de animação e mostra onde está escondido o monstro da censura: em um laboratório secreto, onde deve permanecer. 
A veiculação será em TV aberta e fechada, nos canais Globo, GNT, Multishow, Sportv, Sportv2 e Universal Channel. A campanha conta também com anúncio em revistas.

"Não deixe o monstro acordar"


Turma da Mônica contra as drogas.































Vejam abaixo como conhecer a continuidade da historinha

http://www.monica.com.br/institut/images/b-inst.gif

Clique sobre o logotipo acima para ver a continuidade da história. Coloquei-a aqui para apoiar todos aqueles que queiram orientar suas crianças ou os pais de outras crianças que conheçam (parentes, vizinho...) sobre o uso de drogas entre os muito jovens. Estes cartazes fazem parte de uma campanha apoiada pelo Governo Federal e podem ajudar muito nessa guerra que a sociedade trava contra o mal das drogas entre nossas crianças e adolescentes.

sábado, 28 de agosto de 2010

Mineiros soterrados no Chile. O mundo tem muito a aprender.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2010/08/24/1633102-0076-atm17.jpg
Um dos familiares mostra a foto de seu parente e exibe uma camiseta com a primeira mensagem que o mundo recebeu dos mineiros dando conta de que estavam vivos.



Acho que esta foto simboliza bem a expectativa que o mundo inteiro está vivendo neste momento e pelos proximos meses enquanto aguarda as noticias da operação para o resgate do grupo que ficou soterrado a 700 metros (que absurdo!) de profundidade.
Não vou aqui comentar nada e nem dar noticias. Elas são profusas na imprensa nacional e internacional. Será angustiante assistir os intermináveis dias daqueles homens comuns, acostumados a trabalhar nas condições mais brutais que o ser humano pode suportar, a esperar que o resgate chegue a tempo de encontrá-los (razoavelmente) saudáveis e principalmente lúcidos.

Não fosse o drama que os 33 mineiros chilenos, suas famílias e até mesmo a sociedade do Chile está passando seria interessante acompanhar a luta dos dois lados - eles presos sob toneladas de terra e rocha, sob centenas de metros no coração de uma montanha e as autoridades do lado de fora correndo contra o tempo e criando estratégias e soluções para evitar que os homens enlouqueçam ou percam suas esperanças.
O resgate dos mineiros - e o mundo está certo de que ele vai ocorrer - é antes de tudo uma batalha entre a capacidade humana (eles) de resistir a uma prova tão medonha e do outro lado o nosso poder para conseguir mantê-los vivos e principalmente retirá-los com vida.
http://static.latercera.com/20100828/1044385.jpg
Imagem tipo mosaico com alguns dos rostos dos homens no interior do abrigo. O desgaste fisico é evidente embora dêm demonstrações (alguns) de que o moral continua alto.
Muitas lições serão aprendidas pela humanidade com este acidente. Algo assim como aquele outro desastre com o avião que caiu nos andes e os sobreviventes tiveram que praticar canibalismo para continuar vivos. Muito ali foi aprendido também. Agora é a vez dos mineiros no Chile e suas famílias. O que vamos aprender com eles além de lhes dedicar nossas orações? Que Deus os proteja.
Para quem quer entender um pouquinho mais as condições que estão cercando os sobreviventes do desastre no Chile copiei (via scanner) alguns gráficos que podem ajudar.
Duplo clique na imagem para aumentá-la

Duplo clique na imagem para aumentá-la

Duplo clique na imagem para aumentá-la

Duplo clique na imagem para aumentá-la