28 de ago de 2010

Mineiros soterrados no Chile. O mundo tem muito a aprender.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2010/08/24/1633102-0076-atm17.jpg
Um dos familiares mostra a foto de seu parente e exibe uma camiseta com a primeira mensagem que o mundo recebeu dos mineiros dando conta de que estavam vivos.



Acho que esta foto simboliza bem a expectativa que o mundo inteiro está vivendo neste momento e pelos proximos meses enquanto aguarda as noticias da operação para o resgate do grupo que ficou soterrado a 700 metros (que absurdo!) de profundidade.
Não vou aqui comentar nada e nem dar noticias. Elas são profusas na imprensa nacional e internacional. Será angustiante assistir os intermináveis dias daqueles homens comuns, acostumados a trabalhar nas condições mais brutais que o ser humano pode suportar, a esperar que o resgate chegue a tempo de encontrá-los (razoavelmente) saudáveis e principalmente lúcidos.

Não fosse o drama que os 33 mineiros chilenos, suas famílias e até mesmo a sociedade do Chile está passando seria interessante acompanhar a luta dos dois lados - eles presos sob toneladas de terra e rocha, sob centenas de metros no coração de uma montanha e as autoridades do lado de fora correndo contra o tempo e criando estratégias e soluções para evitar que os homens enlouqueçam ou percam suas esperanças.
O resgate dos mineiros - e o mundo está certo de que ele vai ocorrer - é antes de tudo uma batalha entre a capacidade humana (eles) de resistir a uma prova tão medonha e do outro lado o nosso poder para conseguir mantê-los vivos e principalmente retirá-los com vida.
http://static.latercera.com/20100828/1044385.jpg
Imagem tipo mosaico com alguns dos rostos dos homens no interior do abrigo. O desgaste fisico é evidente embora dêm demonstrações (alguns) de que o moral continua alto.
Muitas lições serão aprendidas pela humanidade com este acidente. Algo assim como aquele outro desastre com o avião que caiu nos andes e os sobreviventes tiveram que praticar canibalismo para continuar vivos. Muito ali foi aprendido também. Agora é a vez dos mineiros no Chile e suas famílias. O que vamos aprender com eles além de lhes dedicar nossas orações? Que Deus os proteja.
Para quem quer entender um pouquinho mais as condições que estão cercando os sobreviventes do desastre no Chile copiei (via scanner) alguns gráficos que podem ajudar.
Duplo clique na imagem para aumentá-la

Duplo clique na imagem para aumentá-la

Duplo clique na imagem para aumentá-la

Duplo clique na imagem para aumentá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin