28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 28 de agosto de 2010

Meritocracia nas empresas. Você sabe o que é ou pensa que sabe? (HSM)

http://i1.ytimg.com/i/DDdMz8aDJJt5nkqC-8GvKw/1.jpg?v=86aa36
"Descobri" a página do YouTube onde está guardado um rico tesouro. Trata-se do site onde a HSM arquivou os vídeos de inumeras entrevistas com os mais famosos palestrantes, empresários, "headhunters" e todas aquelas personalidades que frequentaram os seus eventos.
Quando fui direcionado para a página (é só clicar no logotipo  ao lado) fiquei muito feliz, pois os vídeos da HSM sempre me fascinaram e para postá-los, a partir da sua homepage dava um trabalho enorme. Agora não. E só pegar o código "embed" no YouTube e transportá-lo para cá.
Vou colocar muitos deles aqui, disponibilizando-os para os leitores que não desejam ir procurar bons vídeos no endereço citado. Vou escolher e postar regularmente uma série de entrevistas de alta qualidade no conteúdo e no nível de atualização.
E começo a série com chave de ouro exibindo uma entrevista gravada em duas partes. A entrevistada é a Prof.ª Lívia Barbosa. Ela é uma das personalidades mais destacadas no mundo corporativo brasileiro. Diretora de pesquisas e professora da ESPM,  autora muitos livros (clique aqui) onde destacamos, pelo tema que a entrevista dela aborda, o livro "Igualdade e Meritocracia: a Ética do Desempenho Sociedades Modernas" concede uma entrevista maravilhosa à HSM passando sua vasta experiencia sobre a questão da meritocracia nas empresas.
Leiam um breve trecho de outra entrevista que ela concedeu ao site "Talentos e Resultados" quando instada a falar um pouco sobre meritocracia no Brasil:
    http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/files/images/Ilustra%C3%A7%C3%A3o%20checklist.materia.jpg
  • [...] "A meritocracia é um dos principais sistemas de hierarquização social da sociedade moderna. Podemos definí-la como um conjunto de valores que postula que as posições sociais dos indivíduos na sociedade devem ser resultado do mérito de cada um, ou seja das suas realizações individuais.
    Embora genericamente a meritocracia seja um consenso, existem várias divergências a cerca deste princípio no momento da sua aplicação prática. Por exemplo: como deve ser a avaliação do desempenho das pessoas? Como podemos definir habilidades e esforços? Qual a relação entre responsabilidade individual e/ou social e desempenho? Existe ou não igualdade de oportunidade para todos? Qual a origem das diferenças de desempenho, serão elas fruto da loteria, da natureza, ou de variáveis sociais?
    A meritocracia e a avaliação desempenho sempre foram questões polêmicas para a administração, e especificamente no Brasil. Até porque não existe aqui uma ideologia meritocrática fortemente estabelecida na sociedade, mas sim sistemas e discursos meritocráticos. Entre nós existe, do ponto de vista do sistema cultural, a idéia de que cobrar resultados e ainda por cima mensurá-los, é uma atitude profundamente autoritária. Avaliar serviço, público então, é muito mais complicado"
    A meritocracia e a avaliação desempenho sempre foram questões polêmicas para a administração, e especificamente no Brasil. Até porque não existe aqui uma ideologia meritocrática fortemente estabelecida na sociedade, mas sim sistemas e discursos meritocráticos. Entre nós existe, do ponto de vista do sistema cultural, a idéia de que cobrar resultados e ainda por cima mensurá-los, é uma atitude profundamente autoritária. Avaliar serviço, público então, é muito mais complicado". [...]


Ela sabe o que fala, não é mesmo? Considero um privilégio poder disponibilizar esses dois vídeos a vocês que se interessam pelos temas corporativos de alto nível. Não se permitam deixar de assistir os vídeos e com muita atenção, pois vão aprender muito.


Resumo do currículo:

· Mestre em ciências sociais pela Universidade de Chicago, EUA
· Doutora em antropologia social pelo PPGAS, da UFRJ.
· Professora do Departamento de Antropologia da UFF.
· Autora dos livros : O Jeitinho Brasileiro e a Arte de ser Mais Legal que os Outros (Campus 1992); Igualdade e Meritocracia. A ética do desempenho nas sociedades modernas (Ed.FGV,1999); e O Brasil não é para Principiantes (Ed.FGV,2000), este em parceria com Laura Graziela e Luiz Augusto Drummond; Cultura e Empresas da coleção PASSO-A-PASSO (Ed.Jorge Zahar,2002).




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.