OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 17 de junho DE 2026 ||| 4ª FEIRA ||| Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (ONU) ||| * Reflexão: "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete". (Aristóteles) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é celebrado anualmente em 17 de junho. Instituída pela ONU em 1994, a data busca conscientizar governos e população sobre a degradação do solo, escassez de água e promover a cooperação global para a recuperação de terras.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Aldous Leonard Huxley (Godalming, 26 de julho de 1894 – Los Angeles, 22 de novembro de 1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Mais conhecido pelos seus romances, como Admirável Mundo Novo e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry e publicou contos, poesias, literatura de viagem e guiões de filmes. Passou a última parte de sua vida nos Estados Unidos, vivendo em Los Angeles de 1937 até sua morte, em 1963. No final de sua vida, Huxley foi amplamente reconhecido como um dos principais intelectuais de sua época. Ele foi nomeado para o Prêmio Nobel de Literatura sete vezes e foi eleito Companheiro de Literatura pela Royal Society of Literature em 1962. Huxley era humanista e pacifista. Ele cresceu interessado no misticismo filosófico e universalismo, abordando esses temas com obras como A Filosofia Perene (1945) - que ilustra semelhanças entre misticismo ocidental e oriental - e As Portas da Percepção (1954) - que interpreta sua própria experiência psicodélica com mescalina. Em seu romance mais famoso Admirável Mundo Novo (1932) e seu último romance A Ilha (1962), ele apresentou sua visão de distopia e utopia, respectivamente. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldous_Huxley}

 

quinta-feira, 6 de março de 2014

Acredite nos sonhadores... eles chegam lá!

Foto: Simmm, realizei um sonho: desfilei na Sapucai!! Sai de Oxalá e reinei na alegria. Próximos sonhos pra concretizar escrever um livro e me apresentar no palco, kkkkkk!
Simmm, realizei um sonho: desfilei na Sapucai!! Sai de Oxalá e reinei na alegria. Próximos sonhos pra concretizar escrever um livro e me apresentar no palco, kkkkkk!

Esta semana me deparei com um post no Facebook que me chamou a atenção e despertou a minha (adormecida) crença nos sonhadores e seus sonhos.
O post referido é de Ana Carolina, uma amiga de infância da minha filha que colocou na sua página do Facebook uma foto sua no desfile de domingo de uma escola de samba na Sapucaí. Até ai nada demais. O que me chamou a atenção foi o texto que a Ana Carolina escreveu na sua postagem: 
  • "Simmm, realizei um sonho: desfilei na Sapucaí!!! Sai de Oxalá e reinei na alegria. Próximos sonhos pra concretizar escrever um livro e me apresentar no palco, kkkkkk!"
Fiquei encantado com a determinação que a frase encerra. Uma declaração de crença absoluta nos seus próprios sonhos!
Conheço a Ana Carolina (Nêga, para os amigos) desde criança. Companheira da minha filha e suas muitas amigas estava e está sempre aqui em minha casa nas inúmeras ocasiões que as jovens sempre estão criando para estarem juntos. Vi-a crescer com minha filha e suas amiguinhas passando pela adolescência, universidade e agora uma mulher adulta.  
Ao conhecer o post da Ana Carolina reconheci imediatamente a alma de uma sonhadora o que despertou em mim a emoção que sempre experimento ao reconhecê-los. Adoro os sonhadores! Respeito e venero a determinação deles, o seu otimismo indestrutível, a confiança resoluta em seus sonhos e projetos, a sua resiliência, a crença e a fé com que se lançam em busca das suas fantasias e aspirações.
Não resisti e escrevi o seguinte comentário no seu post:  
  • "Nega, parabéns pelo sonho realizado. Lindo sonho por sinal. Você está magnífica e sua expressão traduz a felicidade que estava vivendo. Separei um pensamento genial sobre os sonhadores... como você: Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.  (Johann Wolfgang Von Goethe). Sempre venerei os sonhadores... O mundo é deles. Nunca deixe de sonhar."
Este post que escrevo agora, na Oficina de Gerência, é para provocar as pessoas que se esqueceram de sonhar. Neste mundo tão imperfeito, repleto de agitação e corre-corre, disputas áridas pelos "pequenos e podres poderes" nós nos desimaginamos, descuidamo-nos de inventar nosso futuro, fantasiar nossos desejos, ousar em nossos devaneios e com isso esterilizamos a capacidade de sonhar. Quantas oportunidades não perdemos pela simples falta de ousadia e coragem em perseguir um sonho?
Tudo isto me veio à mente e por decorrência me encantei com a declaração da Ana Carolina, a Nêga, uma jovem que de tantas vezes que vi em minha casa irradiando sua alegria e simpatia não percebi a sonhadora que era... E isso a fez crescer mais ainda no meu conceito. Ah! Mais uma coisinha. Os sonhadores autênticos nos contagiam. Induzem-nos a acreditar nos seus sonhos e - como disse Goethe em seu pensamento - conspirar com o Universo para realizá-los.
Por isso, não tenho dúvidas que a Ana Carolina vai escrever seu livro e se apresentar no palco, como ela mesma já se determinou. Alguém duvida disso?
  •  
Para ilustrar o post coloquei abaixo um vídeo que encontrei no Youtube e que fala sobre os sonhos e a capacidade dos sonhadores em realizá-los apesar de todas as dificuldades. É bastante motivador e recomendo que o assistam. 



http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/auto-conhecimento/tipo-de-personalidade-idealistas/