19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O Corpo Fala. Será que fala mesmo?

Muitos de vocês já devem ter lido o famoso livro de Pierre Weil intitulado "O Corpo Fala" (52 edições). Pessoalmente, este foi um dos companheiros mais importantes ao longo da minha carreira. Eu o li, pela primeira vez há mais de 30 anos e depois foi um livro de cabeceira até hoje. Praticamente decorei grandes trechos e apliquei, com sucesso, diversas de suas técnícas. Pierre Weil - que faleceu recentemente - terá um post especial aqui no blog. Era um homem iluminado, nesse nosso mundo tão brutal. Um apóstolo da paz.

Mas, o que tem a ver o Professor Pierre Weil com a foto abaixo? Ops! Quis dizer, o que tem a ver o livro de Pierre Weil com a foto abaixo?

É uma brincadeira e um exercício que quero propor a cada um de vocês, leitores. Observem a foto. Ela foi captada na ocasião da última reunião entre os dirigentes das 20 maiores economias do mundo para discutir sobre a crise econômica.

Um dos detalhes dessa reunião foi que cabia ao Brasil presidir o conclave e o ministro Guido Mantega (Fazenda) fez questão de viajar para estar lá, no centro dos acontecimentos. Sabe-se que Excelentíssimo Senhor Ministro credibilidade discutível entre os nomes ilustres da economia brasileira (conseqüentemente da cena internacional), mas mesmo assim ele - segundo as "más línguas", fez questão de ir sem medo de constragimentos.

Dito isto, observem a foto. Tenho quase certeza de que não foi o que aconteceu, mas não parece que o ministro Mantega está sendo objeto de olhares condescendentes (e de gozação) dos "figurões presentes à mesa (inclusive o ministro presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles?) após falar alguma bobagem sobre a crise? Não deve ter sido isso, mas que parece, parece! O que será que George Bush, Henry Paulson (secretário do Tesouro dos EUA e Henrique Meirelles estão "dizendo"? E o presidente do FED, Ben Bernanke? Será que George Bush e Henrique Meirelles estão, realmente, "trocando olhares cúmplices"? Observem os assessores, todos, disciplinadamente sentados atrás dos seus chefes. Cada um deles está "dizendo" (com suas posturas) alguma coisa. Se você observar, com muita atenção, descobrirá até quem é assessor de quem. É um jogo fascinante...

Aproveitem para comprar o livro em referência - que eu considero fundamental para quem pretende dirigir e trabalhar com pessoas, com gente - e começar desde logo a estudar a linguagem corporal. Vocês ficarão surpreendidos com os resultados. Vai parecer "bruxaria", mas não é. O corpo fala mesmo!

Podem crer que estou lhes "passando" uma excelente dica para suas trajetórias (rumo ao topo?) no mundo corporativo.

=

=

Um comentário:

  1. Bom dia, Herbert!
    Tenho o livro e realmente acho impressionante como a comunicação não verbal é eloquente quando aprendemos a traduzir suas manifestações... E com o tempo e treinamento constante, detectamos as sutis diferenças dos gestos que podem criar falsas interpretações. O ser humano é instintivamente mimético: capta, registra e copia os gestos de quem lhe atrai ou com quem tem afinidade.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.