19 DE OUTUBRO DE 2025 ||| DOMINGO ||| DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se a 20 de outubro. A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente. Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas. Nesta data são promovidas campanhas de prevenção e combate ao bullying, sobretudo nas escolas, e são revelados relatórios de estudo sobre este problema social.


Aurélio Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis;[2] Tagaste, 13 de novembro de 354 – Hipona, 28 de agosto de 430), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,[3] cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Foi bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, é amplamente considerado como o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente; (Aurélio Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis;[2] Tagaste, 13 de novembro de 354 – Hipona, 28 de agosto de 430), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,[3] cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Foi bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, é amplamente considerado como o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dia 22 de outubro. O mundo quase viveu o início da 3ª Guerra Mundial.

.(clique nas imagens)
Fatos históricos do dia 22 de outubro
=
A "Guerra dos Mísseis" - Em 22 de outubro de 1962, americanos e soviéticos por pouco não iniciaram o que seria a Terceira Guerra Mundial. O presidente americano John Kennedy anuncia ter provas da existência dos mísseis soviéticos e monta um bloqueio aeronaval contra Cuba. A União Soviética cede seis dias mais tarde.
1625 - Os espanhóis, a mando de Juan de Amézcua, obrigam os holandeses a evacuarem a cidade de San Juan de Porto Rico.
1797 - O francês André-Jacques Garnerin constrói o primeiro pára-quedas bem-sucedido e com ele salta de um balão a 670 metros de altura.
1807 - Acordo secreto com Londres prevê mudança da corte portuguesa para o Brasil.
1844 - Pela Igreja Adventista, Jesus voltaria à Terra. William Miller, um pregador batista e ex-capitão na guerra de 1812, lançou o "grande despertar do segundo advento". Miller calculou que Jesus retornaria, e como não apareceu, os seus seguidores experimentaram o que veio a se chamar "O Grande Desapontamento".
1881 - Realizado o primeiro concerto da Orquestra Sinfônica de Boston.
1909 - A aviadora francesa Élise Deroche é a primeira mulher a fazer um vôo sozinha.
1912 - Início da campanha do Contestado.
1938 - A primeira cópia xerográfica é feita nos Estados Unidos. Inicialmente, o processo de impressão não empolgou o mercado.
1954 - A Alemanha Ocidental passa a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. A aliança militar visava conter o avanço do socialismo.
1962 - os Estados Unidos exigem da União Soviética o desmonte de suas bases de lançamento de mísseis e a retirada dos projéteis instalados em Cuba sob a ordem de Nikita Kruchev.
1966 - O I Festival Internacional da Canção é realizado e a música "Saveiros", de Dory Caymmi e Nelson Motta, recebe o prêmio de melhor música nacional.
1967 - Realizadas diversas manifestações contra a guerra do Vietnã, em cidades norte-americanas e em outros países.
1969 - Reaberto o Congresso Nacional. Ele permaneceu dez meses fechado depois da publicação do AI-5.
1975 - É enviada à Terra através de uma nave espacial russa a foto do solo do planeta Vênus.
1983 - O mafioso italiano Tommaso Buscetta é preso em São Paulo pela Polícia Federal.
1990 - Os reis da Espanha visitam oficialmente o Paraguai.
1998 - O presidente Carlos Menem, da Argentina, desculpa-se pela Guerra das Malvinas, travada contra o Reino Unido pela posse das ilhas no sul do Atlântico, em 1982.
=.
=
Eventos históricos
1575 - Fundação da cidade de Aguascalientes no México
1967 - O escritor alemão Heinrich Böll é galardoado em Darmstadt, Alemanha, pela Academia Alemã de Letras e Poesia com o Prémio Georg Büchner
1844 - O Dia do Grande Desapontamento: religiosos Norte americanos inspirados em profecias bíblicas esperavam o retorno de Jesus Cristo neste dia
1946 - Fundação da polícia politica portuguesa PIDE (polícia internacional e de defesa do estado)
1955 - Proclamação da república do Vietnam(e) do Sul
1964 - O escritor e filósofo Jean-Paul Sartre é eleito para receber o Prêmio Nobel de Literatura, mas declina.
1978 - O Papa João Paulo II é coroado, recebendo o Anel de Pescador e é oficialmente o inicio de seu pontificado.
2002 - Entra em funcionamento a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) em São Paulo
2006 - Ao fim de 13 anos Felipe Massa volta a dar a vitória em um Grande Prêmio do Brasil na Fórmula 1 a um piloto brasileiro. O último havia sido Ayrton Senna. Nesta mesma corrida, Fernando Alonso torna-se Bi-Campeão Mundial de pilotos em Fórmula 1, enquanto que Michael Schumacher faz a sua última corrida na modalidade.

Nascimentos
1071 - Guilherme IX, Duque da Aquitânia e poeta vernacular (m. 1126).
1197 - Juntoku, 84º imperador do Japão.
1689 - Rei João V de Portugal (m. 1750).
1811 - Franz Liszt, compositor erudito romântico húngaro (m. 1811).
1844 - Sarah Bernhardt, atriz francesa
1903 - Jerome Lester Horwitz, mais conhecido como Curly Howard, um dos Três Patetas/Três Estarolas (m. 1952)
1913 - Robert Capa, fotógrafo húngaro (m. 1954)
1920 - Timothy Leary, escritor americano, psicólogo e militante das drogas (m. 1996)
1929 - Lev Yashin, ex-goleiro soviético chamado de "Aranha Negra". (m. 1990)
1938 - Juca Chaves, homorista, compositor, escritor e cantor brasileiro.
1943 - Catherine Deneuve, atriz francesa.
1950 - Denise Bandeira, atriz e roteirista brasileira.
1952 - Jeff Goldblum, ator norte-americano.
.
Falecimentos
741 - Carlos Martel, guerreiro belgo-francês (n. 689)
1383 - Morte do Rei Fernando de Portugal, (nono rei de Portugal) sem herdeiros legítimos. A sua morte dará origem à Crise de 1383-1385 resolvida com a subida ao trono de Dom João, Mestre de Aviz, filho natural do rei Dom Pedro.(n. 1345)
1954 - Oswald de Andrade, escritor modernista brasileiro (n. 1890)
1906 - Paul Cézanne, pintor francês (n. 1839)
1970 - Aníbal Freire da Fonseca, jurista e jornalista brasileiro, Imortal da ABL (n. 1884).
1973 - Morre o violoncelista Pablo Casals. O músico revolucionou o manuseio de um instrumento que até então servia apenas ao acompanhamento, desenvolvendo uma nova técnica de arco e dedilhado, que transformou o violoncelo em um instrumento solo.

Feriados e eventos cíclicos
Dia Nacional da Cidade-Estado do
Vaticano
Mitologia egípcia - Festival de Neith, mãe dos deuses
Dia do
Enólogo
Dia internacional de atenção à
gagueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.