19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Conheça a História - Mahatma Ghandi


Nunca é demais promover a história de Ghandi. Ele está no topo de qualquer lista que se faça sobre os grandes personagens da história de todos os tempos. É o ícone daqueles que lutam - pacificamente - contra a opressão e a favor da liberdade. Um dos grandes exemplos, ao lado de Martin Luther King e Nelson Mandela, de que a autoridade pessoal baseada nos princípios e valores morais, sem o poderio militar, é mais forte. Mahatma Ghandi é o modelo do líder servidor, hoje tão difundido pelos autores de livros corporativos e de auto-ajuda como, por exemplo, "O Monge e o Executivo", de James Hunter.
Por isto não hesitei em sacar da minha coleção d'O Minuto do Século" o vídeo referente a Ghandi. Um minuto só, mas é um primor de informação concisa. Confira.
.
.
[...] "Tomemos a não violência. Gandhi pregava a resistência pacífica (não confundir com passiva; a não violência deve ser ativa e provocativa!). Não concordar em se submeter ao mal e estar disposto a dar até a vida se necessário for, para provar que está do lado do que é justo, bom e correto. Foi assim que, de demonstração maciça em demonstração maciça, o Império Britânico comprovou muitas vezes a superioridade moral daquele povo oprimido e dominado.
A famosa “Marcha para o Sal” foi um ponto de inflexão decisivo. Os Hindus, moradores da região banhada pelo Oceano não por acaso chamado de Índico, eram proibidos de produzir sal. O sal utilizado no cotidiano de todas as famílias tinha o fluxo, a produção e a circulação, monopolizadas pelos britânicos. Gandhi ensina os hindus a desobedecerem a esta sandice. Do centro da Índia, em 1930, faz saber ao Primeiro Ministro Britânico que se dirigiria ao mar para produzir sal num gesto de desobediência civil, ativa, provocativa e contudo pacífica. Foi acompanhado de um pequeno grupo e a este se foram agregando cada vez mais significativas massas humanas. Ao fim, a história registra que milhares de pessoas andaram mais de 320 Km a pé. Este contingente imenso de seres humanos chega à praia e começa a fazer sal. Qual o problema? O povo da Índia vai à praia banhada pelo Oceano Índico fazer sal para o seu consumo. O que têm os britânicos a ver com isso?
" [...] (texto retirado do site da Cultura Brasil. Clique aqui para conhecer a íntegra do artigo sibre Ghandi)
.
PS - O vídeo abaixo é parte da série "O Minuto do Século" que foi produzida pela Revista Caras e distribuída há alguns anos. Consegui retira-los do CD-Rom que acompanhava a revista e os estou publicando no blog sob o título "Conheça a História ". Clique no link para ver os posts anteriores.

.

Clique nos links abaixo para ler mais sobre Ghandi.

=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.