15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

16 de outubro - O mundo conhece o Papa João Paulo II.



Portal Terra -
Fatos históricos do dia 16 de outubro
.
O papa que não é italiano
Em 16 de outubro de 1978 o polonês Karol Wojtyla é eleito sucessor do papa João Paulo I, empossado em agosto e falecido em setembro do mesmo ano. Sua eleição foi marcada por dois fatos incomuns na história do papado: ele era um pastor e não um membro da hierarquia do Vaticano e principalmente, não era italiano.

1793 - Revolução francesa: morre na guilhotina a rainha Maria Antonieta.
1812 - Os habitantes de Moscou colocam fogo na cidade, em ato de desespero para vencer as tropas de Napoleão Bonaparte.
1846 - O médico William Thomas Morton utiliza pela primeira vez o éter como anestésico, começando a partir de então a realizar cirurgias sem dor aos pacientes.
1902 - Começa a guerra civil na Venezuela.
1910 - Primeira travessia do canal da Mancha em um dirigível.
1914 - Os alemães usam o lança-chamas pela primeira vez na batalha de Iser.
1916 - A primeira clínica de controle de natalidade é aberta pela médica Margaret Sanger, em Nova York, nos Estados Unidos.
1959 - Morre George C. Marshall, militar norte-americano, autor do plano que leva seu nome para a reconstrução econômica da Europa.
1964 - A China explode sua primeira bomba atômica, na Ásia Central, preocupando os Estados Unidos e a União Soviética.
1971 - Um violento terremoto na zona sul do Perú causa a morte de 400 pessoas e deixa mais de 600 feridos.
1975 - Maria Estela Martinez de Perón assume a presidência da Argentina.
1978 - O cardeal polonês Karol Wojtyla é eleito papa da Igreja Católica. João Paulo II, nome adotado, foi o primeiro papa não-italiano em 456 anos.
1984 - O bispo anglicano da Africa do Sul Desmond Tutu, obtém o Prêmio Nobel da Paz pela luta contra a segregação racial.
1992 - Rigoberta Menchú, líder indígena da Guatemala recebe o Prêmio Nobel da Paz.
1994 - A Finlândia define sua entrada na União Européia com 57% dos votos em um plebiscito.
1996 - No estádio de Guatemalan, na Guatemala, 78 pessoas morrem esmagadas quando um grupo de torcedores sem ingresso invadiu o local para ver uma eliminatória da Copa de 1998.
1998 - O Nobel da Paz é dividido entre dois líderes da Irlanda do Norte: o católico John Hume e o protestante David Trimble.
1998 - Augusto Pinochet é detido em Londres devido a petição do juiz espanhol Baltasar Garzón, que o acusa de assassinato de
espanhóis entre onze de setembro de 1973 e 31 de dezembro de 1983.

Wikipédia
.
16 de Outubro
é o 289º dia do ano no calendário gregoriano (290º em anos bissextos). Faltam 76 para acabar o ano.
.
Eventos históricos .
Nascimentos
.
Falecimentos
.
Feriados e eventos cíclicos
.
Ficção
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.