30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

14 de outubro - Martin Luther King recebe o Premio Nobel da Paz (1964)


Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

=

Fatos históricos do dia 14 de outubro
Nobel da Paz especial

Em 14 de outubro de 1994, três dos maiores representantes políticos de seus países receberam o nobel da paz. Shimon Peres e Yitzhak Rabin, de Israel e Yasser Arafat, da Palestina foram condecorados pela seu empenho e luta para a busca da paz. Rabin foi assassinado em 1995 por um militante israeleense.

1813 - Batalha de Palmar, no estado de Puebla, em que os patriotas mexicanos derrotas as forças espanholas.

1923 - As autoridades soviéticas implantam o calendário gregoriano, em substituição ao juliano, na URSS.

1933 - Adolf Hitler anuncia a retirada da Alemanha da Liga das Nações.

1944 - Segunda Guerra Mundial: suicídio do general Rommel, considerado por Hitler culpado de organizar um complô contra a sua pessoa.

1947 - O piloto norte-americano Charles Yaeger alcança 1.078 km/h em um avião Bell X-1. É a primeira vez que um homem consegue ultrapassar a barreira do som.

1949 - Começa a Caça às Bruxas nos Estados Unidos. É uma investigação contra pessoas suspeitas de ter algum vínculo com o comunismo.1

1987 - O presidente José Sarney visita o Hospital do Inamps de Goiânia, onde cerca de vinte pessoas estavam internadas por causa da contaminação com o césio-137.

1991 - Milhares de búlgaros comemoram o fim do Partido Comunista que esteve no poder por quatro décadas.

1994 - Um surto de ebola atinge o Gabão. O vírus, que provoca hemorragia interna, matou 90% dos infectados nas primeiras horas.

1994 - O Prêmio Nobel da Paz é dividido entre Yasser Arafat, presidente da Organização para a Libertação da Palestina, Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel, e Shimon Peres, ministro das Relações Exteriores de Israel.

1988 - O presidente José Sarney embarca para uma visita oficial à União Soviética, a primeira de um dirigente brasileiro ao país.

2001 - Fernando de la Rúa perde o poder na Argentina, com a vitória dos peronistas nas eleições do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.