15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

14 de outubro - Martin Luther King recebe o Premio Nobel da Paz (1964)


Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

=

Fatos históricos do dia 14 de outubro
Nobel da Paz especial

Em 14 de outubro de 1994, três dos maiores representantes políticos de seus países receberam o nobel da paz. Shimon Peres e Yitzhak Rabin, de Israel e Yasser Arafat, da Palestina foram condecorados pela seu empenho e luta para a busca da paz. Rabin foi assassinado em 1995 por um militante israeleense.

1813 - Batalha de Palmar, no estado de Puebla, em que os patriotas mexicanos derrotas as forças espanholas.

1923 - As autoridades soviéticas implantam o calendário gregoriano, em substituição ao juliano, na URSS.

1933 - Adolf Hitler anuncia a retirada da Alemanha da Liga das Nações.

1944 - Segunda Guerra Mundial: suicídio do general Rommel, considerado por Hitler culpado de organizar um complô contra a sua pessoa.

1947 - O piloto norte-americano Charles Yaeger alcança 1.078 km/h em um avião Bell X-1. É a primeira vez que um homem consegue ultrapassar a barreira do som.

1949 - Começa a Caça às Bruxas nos Estados Unidos. É uma investigação contra pessoas suspeitas de ter algum vínculo com o comunismo.1

1987 - O presidente José Sarney visita o Hospital do Inamps de Goiânia, onde cerca de vinte pessoas estavam internadas por causa da contaminação com o césio-137.

1991 - Milhares de búlgaros comemoram o fim do Partido Comunista que esteve no poder por quatro décadas.

1994 - Um surto de ebola atinge o Gabão. O vírus, que provoca hemorragia interna, matou 90% dos infectados nas primeiras horas.

1994 - O Prêmio Nobel da Paz é dividido entre Yasser Arafat, presidente da Organização para a Libertação da Palestina, Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel, e Shimon Peres, ministro das Relações Exteriores de Israel.

1988 - O presidente José Sarney embarca para uma visita oficial à União Soviética, a primeira de um dirigente brasileiro ao país.

2001 - Fernando de la Rúa perde o poder na Argentina, com a vitória dos peronistas nas eleições do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.