15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Banda de Pau e Corda - São poucos que a conhecem.

(clique nas imagens e vá ao site oficial da banda)
Não são muitos - atualmente - os que gostam de música nordestina e que lembram da Banda de Pau e Corda. Eu mesmo só conheci o maravilhoso som desse grupo musical em 1995 e eles já estavam na estrada desde 1973. Foi paixão ao primeiro acorde. E com uma dose extra de lembrança pois os conheci por meio de um CD que ganhei de D. Alba, minha mãe (que já passou para o plano espiritual) que era uma grande fã do som puro e com cheiro de Nordeste que aqueles rapazes produziam. D. Alba (que nasceu no Rio Grande do Norte e viveu a maior parte da vida em Recife) era uma nordestina militante, daquelas que fazia questão de nunca perder o sotaque.
Ao me refeir à banda coloco o verbo no passado pois embora ainda exisitindo, já foi muito modificada e não lança um CD desde de 2001. Mas o seu som é inesquecível e é muito difícil de achar seus CDs e os vídeos disponíveis são poucos. Baixei logo três vídeos de uma vez. São três musicas de uma apresentação que o grupo fez no programa "Sr. Brasil" do Rolando Boldrin. Aposto que quem assistir o primeiro não resistirá em abrir os outros. Principalmente se tiver raízes e lembranças das terras nordestinas.
Chega de papo furado. Vamos ouvir e nos enlevarmos com o som, absolutamente diferente, da Banda de Pau e Corda (e torcer para que voltem a gravar logo).

=



=


=

.
====================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.