15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Paul Krugman - ganhador do Nobel de Economia - é blogueiro.

.
Folheando o caderno "Folhateen" da edição de ontem da Folha de São Paulo me deparei com a notícia abaixo. Como gosto de fazer, recortei a notícia e a tranformei em imagem via scanner e Photobucket.
Amigos que frequentam o blog já me questionaram sobre esse método de colocar as imagens das páginas de revistas e jornais ao invés de transcrever os textos ou indicar os links para redirecionar o leitor ao site original da matéria. Francamente, não gosto desse sistema. Compor o post da forma que faço, além de ser mais divertido (terapeutico?), acho que valoriza mais o leitor interessado.
Mas não é disso que quero falar. A intenção do presente post é valorizar a imagem do blogueiro e nada mais indicativo do que divulgar esta notícia que está abaixo. Ao final, para situar os leitores mais curiosos, encaixei um texto sobre esta personalidade fascinante que é Paul Krugman
=
.

=
Paul Krugman ganha Nobel de Economia
O economista americano Paul Krugman foi o vencedor da edição 2008 do Prêmio Nobel de Economia por sua capacidade de "analisar os padrões do comércio e localizar a atividade econômica".
A Academia Real de Ciências da Suécia disse que o prêmio reconhece a teoria criada pelo economista, de 55 anos, que determina os efeitos do livre mercado e da globalização, assim como as forças dominantes por trás da urbanização mundial.
"Por meio desta teoria, ele integrou os campos de pesquisa em comércio internacional com geografia econômica", disse o comunicado da Academia.
Krugman é professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade Princetown, nos Estados Unidos, e mantém uma coluna no jornal americano The New York Times.
A tese do economista parte do princípio de que muitos bens e serviços podem ser barateados quando produzidos em larga escala.
O economista procura esclarecer por que o comércio internacional é dominado por países que não apenas têm condições econômicas similares, como também comercializam produtos semelhantes.
Krugman já criticou a administração do presidente americano, George W. Bush, dizendo que suas políticas levaram à atual crise financeira mundial (texto copiado da BBC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.