30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

domingo, 26 de outubro de 2008

Belo Horizonte fez a escolha certa.

q
Agora que a eleição passou vou me manifestar, sem risco de quebrar o código de conduta do blog. Posso dizer, sem a preocupação de suscitar polêmica política na Oficina de Gerência, que torci por Márcio Lacerda, na disputa para prefeitura de Belo Horizonte. E o fiz por vários motivos. Cito dois.
O primeiro deles é que o conheço pessoalmente e trabalhei, sob sua orientação, no Ministério da Integração Nacional. Ele era o secretário executivo do ministro Ciro Gomes e eu, diretor da Codevasf (empresa vinculada ao ministério). Trabalhamos juntos, por assim dizer, durante dois anos e alguns meses.
No dia 21 de janeiro deste ano publiquei um post (leia União Mineira) onde o nome de Márcio Lacerda surgiu, pela primeira vez, como possível candidato à prefeitura de BH. Naquela oportunidade, ao finalizar o post, eu escrevi:
.
[...] "Conhecendo um pouco o jeitão do Márcio Lacerda acho difícil que ele aceite apesar do desafio ser quase irrecusável. O apoio é tentador, mas o estilo dele não é pelo menos não era de palanque. Não consigo vê-lo fazendo comícios e pedindo votos. Oxalá eu esteja enganado e a cena política brasileira possa contar com um personagem da qualidade do Márcio Lacerda na próxima campanha. Já estou fazendo figa. Se eleito, não tenho a menor dúvida que será um prefeito histórico para a capital dos mineiros." [...]
.
No dia 1 de setembro, com ele já liderando as pesquisas eu escrevi o post Enfim, um executivo não político com chances de se eleger... e escrevi:
.
[...] "Volto agora, com alegria por sua liderança nas pesquisas, para confirmar o que disse antes sobre Márcio Lacerda. Sem nenhum demérito para os demais candidatos" [...] "gostaria de vê-lo, sim, prefeito de Belo Horizonte."
[...] "Como administrador seria, para mim, um estudo de caso fascinante para acompanhar. Imaginem um executivo experiente e de nível cultural elevado; pessoalmente rico e resolvido como prefeito da capital dos mineiros." [...] ''Além do mais, não tenho nenhuma dúvida, Marcio Lacerda, com a visibilidade de prefeito de uma capital como Belzonte criaria um novo padrão de administrador público. Espero que ele se eleja e sinto não ter lá o meu título de eleitor, seria um voto a mais para este brilhante homem público."
[...]
.
Um segundo motivo é que minhas duas irmãs residem em BH com suas famílias. Nossos pais viveram ali durante metade de suas vidas e lá, passaram para o plano espiritual. Meu pai era um mineirão daqueles que apesar de - sendo militar - ter vivido quase toda a vida fora das Minas Gerais, nunca parou de dizer... Uai! Ao se aposentar "voltou para as montanhas" e carregou a família. Traduzindo, sou um "mestiço" pernambucano com sangue mineiro.
Por motivos assim estou celebrando a vitória de Márcio Lacerda. Tenho certeza - e os amigos podem cobrar - que ele fará uma ótima administração como prefeito. Se há uma habilidade que desenvolvi, ao longo de mais de 35 anos, interagindo com pessoas, como gerente, é conhecê-las. Modéstia à parte, meu nível de erro é muito pequeno. Fiquei satisfeito ao ver que a população de Belo Horizonte soube escolher um gestor, como disse antes, sem cacoetes dos políticos tradicionais. Acertaram na mosca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.