||| 06 de outubro DE 2026 ||| 3ª feira ||| Campanha das cores de outubro: * Rosa: conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero * Verde: prevenção da sífilis e da sífilis congênita. * Marrom: Conscientização sobre a saúde ocular e prevenção de doenças que causam cegueira * Roxo: Conscientização sobre a síndrome de Rett (ou dislexia em algumas regiões) * Prata: Conscientização sobre o envelhecimento saudável e valorização da pessoa idosa. ||| # Reflexão: "A força mais potente do universo é a fé". -- Madre Teresa de Calcutá . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
José Saramago foi um escritor, poeta, contista, dramaturgo e jornalista português. É considerado a maior expressão da literatura portuguesa contemporânea. Foi o primeiro escritor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga. A aldeia é localizada na província portuguesa do Ribatejo. O escritor morreu em 18 de junho de 2010, em Lazaronte, na Espanha, na presença da esposa, a jornalista espanhola Pilar Del Rio, e da família. Em 1976, tomou a decisão de viver exclusivamente da literatura. Começou como tradutor antes de chegar à fase autoral. Recebeu o Prêmio Camões em 1995. Principais obras de José Saramago: Terra do Pecado (1947) # Levantado do Chão (1980) # Memorial do Convento (1982) # O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984) # A Jangada de Pedra (1986) # História do Cerco de Lisboa (1989) # O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991). {https://www.todamateria.com.br/jose-saramago/}

 

domingo, 26 de outubro de 2008

Belo Horizonte fez a escolha certa.

q
Agora que a eleição passou vou me manifestar, sem risco de quebrar o código de conduta do blog. Posso dizer, sem a preocupação de suscitar polêmica política na Oficina de Gerência, que torci por Márcio Lacerda, na disputa para prefeitura de Belo Horizonte. E o fiz por vários motivos. Cito dois.
O primeiro deles é que o conheço pessoalmente e trabalhei, sob sua orientação, no Ministério da Integração Nacional. Ele era o secretário executivo do ministro Ciro Gomes e eu, diretor da Codevasf (empresa vinculada ao ministério). Trabalhamos juntos, por assim dizer, durante dois anos e alguns meses.
No dia 21 de janeiro deste ano publiquei um post (leia União Mineira) onde o nome de Márcio Lacerda surgiu, pela primeira vez, como possível candidato à prefeitura de BH. Naquela oportunidade, ao finalizar o post, eu escrevi:
.
[...] "Conhecendo um pouco o jeitão do Márcio Lacerda acho difícil que ele aceite apesar do desafio ser quase irrecusável. O apoio é tentador, mas o estilo dele não é pelo menos não era de palanque. Não consigo vê-lo fazendo comícios e pedindo votos. Oxalá eu esteja enganado e a cena política brasileira possa contar com um personagem da qualidade do Márcio Lacerda na próxima campanha. Já estou fazendo figa. Se eleito, não tenho a menor dúvida que será um prefeito histórico para a capital dos mineiros." [...]
.
No dia 1 de setembro, com ele já liderando as pesquisas eu escrevi o post Enfim, um executivo não político com chances de se eleger... e escrevi:
.
[...] "Volto agora, com alegria por sua liderança nas pesquisas, para confirmar o que disse antes sobre Márcio Lacerda. Sem nenhum demérito para os demais candidatos" [...] "gostaria de vê-lo, sim, prefeito de Belo Horizonte."
[...] "Como administrador seria, para mim, um estudo de caso fascinante para acompanhar. Imaginem um executivo experiente e de nível cultural elevado; pessoalmente rico e resolvido como prefeito da capital dos mineiros." [...] ''Além do mais, não tenho nenhuma dúvida, Marcio Lacerda, com a visibilidade de prefeito de uma capital como Belzonte criaria um novo padrão de administrador público. Espero que ele se eleja e sinto não ter lá o meu título de eleitor, seria um voto a mais para este brilhante homem público."
[...]
.
Um segundo motivo é que minhas duas irmãs residem em BH com suas famílias. Nossos pais viveram ali durante metade de suas vidas e lá, passaram para o plano espiritual. Meu pai era um mineirão daqueles que apesar de - sendo militar - ter vivido quase toda a vida fora das Minas Gerais, nunca parou de dizer... Uai! Ao se aposentar "voltou para as montanhas" e carregou a família. Traduzindo, sou um "mestiço" pernambucano com sangue mineiro.
Por motivos assim estou celebrando a vitória de Márcio Lacerda. Tenho certeza - e os amigos podem cobrar - que ele fará uma ótima administração como prefeito. Se há uma habilidade que desenvolvi, ao longo de mais de 35 anos, interagindo com pessoas, como gerente, é conhecê-las. Modéstia à parte, meu nível de erro é muito pequeno. Fiquei satisfeito ao ver que a população de Belo Horizonte soube escolher um gestor, como disse antes, sem cacoetes dos políticos tradicionais. Acertaram na mosca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.