19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 25 de janeiro de 2009

Diretas Já:"1, 2, 3, 4, 5 mil queremos eleger o presidente do Brasil". Mais de 200 mil pessoas cantaram esse coro no comício da Praça da Sé (1984)


26/01/1950 - A nova República de Bahrat

Jornal do Brasil; Proclamada República da Índia

O primeiro presidente constitucional da Índia, Rajendra Prasad, prestou juramento na presença do Presidente do Supremo Tribunal, dos membros do parlamento, de todo o corpo diplomático, dos marajás e dos potentados hindus. Estes últimos vestidos com os seus uniformes de gala cobertos de pedrarias. Em seguida, a bandeira da nova república começou a ser hasteada vagarosamente e uma estrondosa ovação irrompeu da boca de milhares de pessoas, que se comprimiam na praça próxima ao local onde foi realizada a cerimônia de posse. Os festejos se repetiram em todo o país, para marcar o nascimento do Bharat, nome oficial da república indiana, e o término de muitos anos de luta em prol da independência. O rei Jorge VI, da Inglaterra, desejou paz e prosperidade para a recém-criada república.
Antes de assumir oficialmente as funções de presidente, Rajendra Prasad prestou homenagem a Mahatma Gandhi – Pai da Nação – cujo nome significa em sânscrito a grande alma. Rajendra e sua mulher cobriram de flores o local onde foram cremados os restos mortais de Gandhi e fizeram orações.
Mahatma Gandhi conduziu a luta pela independência indiana baseado na ideologia do satyagrha (busca pela verdade), que engloba a não-violência e a desobediência civil. As teorias formuladas pelo líder espiritual e pacifista tiveram também a influência do escritor Leon Tolstoi e de John Ruskin e do americano Henry Thoreau Estudou direito na Inglaterra e iniciou a sua trajetória como advogado na África do Sul, assumindo as causas de hindus e negros.
De volta à Índia, Gandhi comandou o boicote aos comerciantes ingleses, o que fez com que a população voltasse a confeccionar suas próprias roupas. Gandhi inspirou também ativistas contra o racismo como Martin Luther King e Nelson Mandela.

Gandhi lidera a Marcha do Sal
A Marcha do Sal realizada em 1930 foi o protesto de desobediência civil que tornou Mahatma Gandhi conhecido internacionalmente, e pôs fim ao monopólio britânico sobre a venda do produto. Gandhi e seus seguidores caminharam 300 quilômetros em direção ao mar para obter sal. Uma das frases que resumem os ideais de igualdade e liberdade do líder espiritual difundido em todo o mundo é: "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
****************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.