19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 11 de janeiro de 2009

Caetano Veloso voltou ao Brasil após 2 anos e meio exilado em Londres.

Jornal do Brasil: Caetano Veloso faz show no Rio

Caetano Veloso retornou do exílio e agendou três shows no Rio, dois em São Paulo, um em Recife, e dois em Salvador. Os espetáculos do Rio foram realizados no Teatro João Caetano e não seguiam um roteiro nem tinham tempo de duração estabelecido. Tudo iria depender da reação do público. Dos 4 mil ingressos disponíveis, 3.500 já haviam sido reservados antes da abertura das bilheterias.

O ensaio marcado para as 15h30 atrasou duas horas por causa da demora para instalar os equipamentos de som. Caetano manteve-se calmo e observou: "O Brasil parece a Itália. O tempo passa e a gente nem percebe. Não acontece nada"

O cantor e compositor saiu do Brasil em julho de 1969 depois de ser preso com Gilberto Gil, em São Paulo, no fim de 68. Ambos foram acusados de desrespeito ao Hino Nacional e à bandeira brasileira. Os músicos foram transferidos para o Rio e tiveram suas cabeças raspadas; foram liberados dois meses depois, logo após o carnaval de 1969, mas ficaram em regime de confinamento em Salvador.

Pouco meses antes de ser detido Caetano foi vaiado na eliminatória paulista do 3º Festival Internacional da Canção ao cantar É proibido proibir. Foi chamado de alienado e revidou o ataque, tachando a esquerda de burguesa e ignorante. A música foi desclassificada. Já o compacto com a canção A voz do morto, produzido na mesma época, foi censurado pela ditadura militar e recolhido das lojas.

Shows e canções inéditas
O disco Caetano Veloso (1969) foi lançado pouco depois da partida para Londres. No exílio, Caetano fez shows na Inglaterra e em outros países da Europa, lançou dois discos com canções inéditas e tornou-se correspondente de O Pasquim.

Em 1971, o cantor conseguiu um visto de um mês para voltar ao Brasil e acompanhar os festejos dos 40 anos de casamento de seus pais. Ao chegar aqui, sofreu pressão dos militares para fazer uma música de louvor à Rodovia Transamazônica. Caetano recusou-se a atender o pedido e teve de voltar para Londres, e retornou um ano depois.
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.