19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Conferência Interamericana foi evento preparatório para entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial (1942)


Jornal do Brasil: reunião de chanceleres de 21 países lationo-americanos no Rio

A Conferência Interamericana foi realizada no Rio, com o objetivo de aprovar o rompimento imediato das relações diplomáticas e comerciais em bloco dos 21 países latino-americanos com o Eixo - formado por Alemanha, Japão e Itália. Mas devido à recusa da Argentina e do Chile em aceitar os termos propostos foi aprovada apenas uma recomendação de rompimento das relações com os paises do Eixo.

A Terceira Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores das Repúblicas Americanas realizado no Palácio Tiradentes foi convocada pelos Estados Unidos logo depois do ataque japonês a Pearl Harbor, em dezembro de 1941.

Mesmo sem conseguir atingir o seu principal objetivo, as resoluções do encontro foram amplamente favoráveis aos Estados Unidos. Os países latino-americanos comprometeram-se a fornecer matérias-primas estratégicas para a indústria bélica norte-americana. Nessas negociações, foi dada ênfase especial à borracha, produto que se tornara escasso após o avanço japonês no Sudeste Asiático. Os países também assumiram o compromisso de criar condições ao livre movimento de capitais, e de manter a ordem interna para evitar a alteração do acordo com os Estados Unidos. 

O presidente Getúlio Vargas só divulgou a decisão de romper relações diplomáticas com a Itália, a Alemanha e o Japão no dia do encerramento da conferência. O anúncio foi feito depois de o governo ter obtido do Presidente Roosevelt a promessa de modernizar as Forças Armadas Brasileiras e de apoiar a criação da Companhia Siderúrgica Nacional. 

Depois de vários ajustes entre os dois países foi assinado, em março de 1942, o acordo militar para o envio de armas e munição ao Brasil no valor de US$ 200 milhões. 


O Brasil na Segunda Guerra
O Brasil declarou guerra ao Eixo em agosto de 1942, depois de os nazistas afundarem seis navios brasileiros em um só dia. Entretanto, o envio de tropas à Europa somente ocorreu um ano após o incidente.
O Brasil cedeu espaço para instalação de uma base aérea militar em Parnamirim (RN). Devido a sua importância para os Aliados, o local foi apelidado de "Trampolim para a Vitória". Os americanos usaram a base para transporte de equipamentos e soldados como escala para o norte da África, em novembro de 1942. Lá foi travada a batalha em que as tropas nazistas comandadas por Rommel foram derrotadas pelos soldados Aliados liderados por Montgomery.
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.