||| 16 de julho DE 2026 ||| 5ª feira ||| dia mundial da cobra ||| *Reflexão: "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." -- Friedrich Nietzsche" |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Cobra festeja-se anualmente no dia 16 de julho. Como o animal menos amado que é, a data surgiu como uma forma de combater os mitos em torno das cobras e como um meio de espalhar algum carinho e de celebrar este animal. Apesar da sua origem não ser muito concreta, a data é celebrada por todo o mundo com entusiasmo pelos amantes da vida selvagem. Um objetivo deste dia é preservar esta espécie animal que desempenha um papel importante no ecossistema, controlando roedores e pragas. Neste dia as cobras estão em destaque nos jardins zoológicos e nas quintas de animais, por exemplo, onde é possível ver e até tocar nas cobras, em certos casos, sendo uma boa oportunidade para distinguir as cobras perigosas das inofensivas e de saber mais sobre este animal. cobra verde em tronco de árvore Factos sobre cobras Existem mais de 3 mil espécies de cobras espalhadas por todos os continentes à exceção da Antártida. Um quarto das cobras é venenoso, existindo cobras que comem cobras venenosas. As cobras não têm ouvidos externos nem pálpebras. As cobras cheiram com a língua. As cobras conseguem comer uma presa inteira visto o maxilar inferior conseguir separar-se do superior. Elas mudam de pele de três a seis vezes ao ano. As cobras tentam evitar o contacto humano. Muitas vezes elas enrolam-se ou camuflam-se para não serem vistas. Os incidentes com mordidas de cobra ocorrem quando se pisam as cobras por acidente ou quando se perturba este animal. Algumas cobras do mar respiraram parcialmente pela pele, permitindo mergulhos longos. Algumas cobras asiáticas conseguem “voar”. Elas balanceiam o corpo no ar e travam o fluxo do ar numa forma de “C”, conseguindo escolher onde aterram com o balancear do corpo.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Gustave Le Bon (Nogent-le-Rotrou, 7 de maio de 1841 – Marnes-la-Coquette, 13 de dezembro de 1931) foi um polímata francês cujas áreas de interesse incluíam antropologia, psicologia, sociologia, medicina, e física. Ele é mais conhecido por seu trabalho em 1895, A Multidão: Um Estudo da Mente Popular, considerado um dos trabalhos seminais da psicologia das multidões.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Le_Bon]

 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Eliane Cantanhede comenta sobre a Faixa de Gaza

Em meio ao "cessar-fogo" (entre aspas de propósito porque não acredito muito nele) que tirou as mortes de crianças palestinas do noticiário para ceder espaço total à posse de Barack Obama, "peguei" este comentário de Eliane Cantanhede publicado na Folha de São Paulo.
O texto foi escrito às vésperas do cessar-fogo, mas está tão atual que não resisti em trazê-lo para o blog e ajudar - como tem sido o meu objetivo - na formação de opiniões sobre este tema tão momentoso. Leiam o comentário da excelente colunista brasileira e guardem o texto para conferir no futuro. Concordo totalmente com ela.
Os bombardeios de Israel sobre Gaza não serão esquecidos tão cedo. Apesar da opinião pública israelense não dar muita confiança para o que o resto do mundo pensa quando eles cometem suas atrocidades, desta vez deverá ser diferente. Não lembro de tantas crianças serem deliberadamente mortas em um conflito entre países ou grupos (Sim senhores! Se fossem enquadrados em qualquer código penal os bombardeios seriam qualificados de "crimes dolosos").
Por isto as conseqüências contra Israel virão quando a poeira dos escombros assentar e o mundo tiver tempo para analisar tudo que viu pela TV e pelos vídeos do You Tube e seus co-irmãos.

Imagem hospedada por www.mh2img.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.