19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 18 de janeiro de 2009

Portugal - Governo de Antonio Salazar reprime a única greve que existiu em seu regime (1934)

jorna do Brasil: Tumulto em Portugal

O diretor de Polícia Política de Portugal informou que a greve geral revolucionária organizada pelo Movimento Nacional Sindicalista, liderado por Francisco Rolão Preto, fracassou. Segundo a polícia, registraram-se ligeiros conflitos entre soldados e rebeldes, que atacaram os quartéis com bombas. As autoridades prenderam operários armados de pistolas e explosivos, que lhes teriam sido fornecidos pelos organizadores do movimento grevista. Um bomba atingiu a Central de Energia Elétrica da capital e deixou a população sem luz. Segundo a polícia, os manifestantes também provocaram o descarrilhamento de um trem que seguia de Póvoa para Santa Rita, e cortaram as linhas telefônicas. 
A única greve geral desencadeada durante o regime fascista instituído por Antonio Salazar foi um protesto contra o atrelamento dos sindicatos ao estado, e contra a deterioração das condições de vida dos trabalhadores. Centenas de pessoas foram presas e deportadas para Angra do Heroísmo, nos Açores, e para o Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde. O Movimento Nacional Sindicalista foi proibido em 1934 sob a alegação de que era uma cópia de ações revolucionárias estrangeiras.
Antônio de Oliveira Salazar implantou o Estado Novo, que vigorou em Portugal de 1933 a 1974.

O regime autoritário de Salazar
A ditadura teve início com a aprovação, através de plebiscito, de uma nova Constituição autoritária e corporativa, e foi derrubada pela pacífica Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974. Salazar comandou os destinos do país por mais de três décadas, como presidente do Conselho de Ministros. Depois do fim da Segunda Guerra, foi pressionado pela ONU a conceder independência às colônias portuguesas, mas recusa-se a abrir mão dos territórios. A decadência do regime começou em 1960, quando se intensificaram as guerras de libertação dos países africanos dominados por Portugal. Nessa época, o país gastava até 45% do seu orçamento para financiar os confrontos militares nas colônia
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.