recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 22 de abril DE 2026 ||| 4ª feira ||| descobrimento do brasil (oficial) e dia da comunidade luso-brasileira ||| "Um amigo sensato é um bem precioso.” (Homero) |||




 

Bem vindo

Bem vindo

Descoberta do Brasil ou descobrimento do Brasil é a designação tradicional do episódio da chegada da armada comandada por Pedro Álvares Cabral ao litoral da América do Sul em 1500, evento que resultou na incorporação do território à esfera de domínio do Reino de Portugal e marcou o início da presença europeia contínua na região que viria a constituir o Brasil. O avistamento da costa ocorreu nas imediações do Monte Pascoal, sendo a nova terra denominada inicialmente Ilha de Vera Cruz e, posteriormente, Terra de Santa Cruz. A data tradicional de 22 de abril de 1500 baseia-se na Carta de Pero Vaz de Caminha e corresponde a 3 de maio de 1500 no calendário gregoriano. A viagem cabralina integrava o movimento das navegações portuguesas voltadas à rota marítima para as Índias, aberta por Vasco da Gama em 1498, e inseria-se no processo mais amplo da expansão ultramarina europeia dos séculos XV e XVI, associado à formação do sistema comercial atlântico e à difusão do cristianismo. No plano jurídico e ideológico, a apropriação das novas terras foi posteriormente relacionada ao princípio conhecido como doutrina da descoberta, segundo o qual as monarquias cristãs reivindicavam soberania sobre territórios não cristãos, frequentemente desconsiderando as populações autóctones. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_do_Brasil]


Umberto Eco (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 — Milão, 19 de fevereiro de 2016), foi um escritor, filósofo, professor, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas. Eco foi, ainda, notório escritor de romances, entre os quais "O nome da rosa" e "O pêndulo de Foucault". Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’espérez pas vous débarrasser des livres" (publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo", e no Brasil como "Não contem com o fim do livro"). [https://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco]


sábado, 3 de janeiro de 2009

Será verdade? Veja o vídeo e tire sua conclusão...

Creio que uma das funções mais nobres de um blog em atividade é propalar campanhas humanitárias e de esclarecimento sobre saúde pela blogosfera (em particular) e pela internet (em geral).
Para quem vive, como eu faço, pesquisando banners, cartazes e slogans de campanhas para expor na Oficina de Gerência é incrível a quantidade delas que não chega aos meios de comunicação de massa. Seja pela televisão (aberta e a cabo), pelo rádio, jornais ou revistas, a grande população brasileira - e não estou falando da parcela que desconhece ou não tem acesso aos meios de comunicação - ignora os dedicados esforços de hospitais e entidades ligadas à saúde para divulgar campanhas e conhecimentos sobre doação de órgãos e de sangue. A grande mídia só divulga as campanhas seus espaços cobrados a peso de ouro.
Os blogs podem ser um excelente caminho de ajuda à população nesse contexto. Ocorre que estas entidades ainda não enxergaram este potencial de difusão com a vantagem de ser gratuito. São muitos os sites de hospitais, hemocentros, e instituições similares que sequer colocam vídeos, banners e cartazes com códigos "embed" que possam ser copiados e publicados nos blogs. Eu, pelo menos e todos os blogueiros que conheço tem e terão o maior prazer de divulgar estes materiais. E de graça, tenho certeza.

O vídeo abaixo é de uma campanha destas. Eu o recebi por meio de e-mail dos amigos. Achei simplesmente maravilhoso. Lindo no roteiro e nas imagens e melhor ainda na mensagem. Não deixem de ve-lo e sensibilizarem-se. Recomendo que copiem e divulguem em seus blogs e entre os amigos dos seus catálogos de e-mail.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.