DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO
DIA NACIONAL DO BOMBEIRO - O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc. Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes. Dia do Bombeiro Brasileiro Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios. Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Dia 2 de janeiro: Chiang-Kai-Chek assume o governo da China (1930); Ulisses Guimarães assume a Assembléia Nacional Constituinte do Brasil.

2 de Janeiro

2 de Janeiro é o 2º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 363 para acabar o ano (364 em anos bissextos).

(clique na imagem e conheça frases de Dr. Ulisses)
http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/infograficos/6116p.jpg

Em 02 de janeiro de 1987, Ulysses Silveira Guimarães assumia a presidência da Assembléia Nacional Constituinte. Tornou-se presidente do PMDB em 1980 e sempre foi considerado um dos maiores representantes na busca pela democracia do Brasil. Morreu em acidente de helicóptero em 12 de outubro de 1992.
(clique no logotipo)

Eventos históricos

(clique na imagem e conheça a biografia do famoso médico)
http://img.timeinc.net/time/magazine/archive/covers/1967/1101671215_400.jpg
  • 1967 - Philip Blaiberg é o segundo paciente operado pelo doutor Christian Barnard para receber um transplante de coração.
  • 1989 - O inquérito policial sobre a morte do seringueiro e sindicalista Chico Mendes apontou o fazendeiro Darci Alves da Silva como mandante.
  • 1998 - A Microsoft comprou o Hotmail, maior serviço de e-mail grátis da Internet.
  • 2002 - Eduardo Duhalde assumiu a presidência da Argentina no lugar de Adolfo Rodrigues Saá, que renunciou com duas semanas de governo. Duhalde, antes senador, foi eleito pela Assembléia Legislativa do país.

Eventos desportivos


http://cruzeirense.files.wordpress.com/2007/11/escudos.jpg
(clique na imagem e visite o site oficial do clube)
  • 1921 - Fundação do Cruzeiro Esporte Clube. Um grupo de imigrantes italianos fundou, em Belo Horizonte, a Società Sportiva Palestra Itália. Em 1942, o time mudou de nome para Palestra Mineiro e, depois, para Cruzeiro Esporte Clube.

Eventos culturais e de media/mídia

Nascimentos

Ficheiro:Sainte therese de lisieux.jpg
(clique na imagem)

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos



(clique no logotipo)
1492 - Os Reis Católicos entram em Granada, conquistada pelos muçulmanos.
1762 - A Inglaterra declara guerra à Espanha.
1798 - Fundação da loja inglesa nº 1 de Portugal.
1814 - Assembléia Representativa da Venezuela outorga poderes absolutos para Simon Bolívar.
1817 - Marcelino Champagnat funda os Irmãos Maristas.
1874 - Emilio Castelar, presidente da República espanhola, perde a confiança do Parlamento e pede a sua demissão.
1905 - Guerra russo-japonesa: O Porto de Arthur cai em poder dos japoneses.
1908 - São suspensas as garantias constitucionais nas províncias de Barcelona e Gerona, devido a uma onda de terrorismo.
1913 - O Império Otomano renuncia aos territórios europeus, com exceção dos estreitos, e propõe a independência da Albânia.
1914 - O rei da Espanha, Alfonso XIII, dissolve o Congresso.


1930
- Chiang-Kai-Chek assume a chefia do poder civil na China.


1935 - Bruno Hauptmann vai a julgamento pelo seqüestro e assassinato do filho do aviador Charles Lindbergh.
1939 - A imprensa é notificada que Vivien Leigh, Leslie Howard e Olívia de Havilland são contratados para estrelarem E o Vento Levou.....
1959 - A União Soviética lança no espaço a primeira nave com destino à Lua.
1960 - O Senador John F. Kennedy anuncia à nomeação à candidatura a presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata.
1987 - Os Estados Unidos cortam 32% da lista de produtos brasileiros isentos de tarifas. Entre outros, álcool, óleo vegetal e vários tipos de couro sofrem represália comercial.
1987 - Ulysses Guimarães, presidente do PMDB, é eleito presidente da Constituinte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário