||| 04 de março DE 2026 ||| 4ª feira ||| dia mundial da obesidade ||| "Acredite em milagres, mas não dependa deles". (Immanuel Kant) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março, é uma data voltada à conscientização sobre a obesidade como uma doença crônica, que afeta mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. A iniciativa busca ampliar o debate sobre prevenção, tratamento, combate ao preconceito e promoção de hábitos saudáveis. Mais do que falar sobre peso, a data convida à reflexão sobre saúde, qualidade de vida e acesso a cuidados médicos adequados. O que é obesidade? A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode trazer riscos à saúde. Ela é influenciada por diversos fatores, como: Predisposição genética Alimentação inadequada Sedentarismo Fatores hormonais Aspectos emocionais e sociais O diagnóstico costuma ser feito com base no Índice de Massa Corporal (IMC), mas outros fatores também são avaliados por profissionais de saúde. Quais são os riscos da obesidade? A obesidade pode aumentar o risco de diversas doenças, como: Diabetes tipo 2 Hipertensão arterial Doenças cardiovasculares Apneia do sono Problemas nas articulações Alguns tipos de câncer Além dos impactos físicos, a obesidade também pode afetar a saúde mental, especialmente devido ao estigma e à discriminação. Combate ao preconceito Um dos principais objetivos do Dia Mundial da Obesidade é combater a gordofobia e o estigma associado ao peso corporal. A obesidade não deve ser vista como falta de força de vontade, mas como uma condição que envolve múltiplos fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Promover respeito, empatia e acesso ao tratamento adequado é fundamental. [https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-obesidade/]


Charles John Huffam Dickens (Portsmouth, 7 de fevereiro de 1812 – Higham, 9 de junho de 1870) foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz. As suas obras gozaram de uma popularidade sem precedentes ainda durante a sua vida e, durante o século XX, críticos e académicos reconheceram-no como um génio literário. Os seus romances e contos são extensamente lidos ainda nos dias de hoje. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens}


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Como manter seu emprego durante a crise (parte IV)

9 - É hora de voltar às aulas

Cursos universitários, treinamentos específicos e aprendizado de idiomas já eram importantes e vão se tornar ainda mais. “Se você não cuidou do cérebro, chegou a hora de tentar recuperar o tempo perdido”, diz Minarelli. “Talento pode até ser um dom natural, mas para ele ser aplicado com sucesso requer esforço. Os estudos devem ser encarados como hora extra, cujo pagamento virá no longo prazo, no emprego atual ou no próximo”.




10 - Estique as antenas

Nos tempos de bonança, o foco é importante. Concentrar-se no que está dando certo e extrair o máximo de resultados dali. “Agora não é hora do foco, mas sim de abrir as antenas 360 graus. Olhar para fora, tentar entender a situação e transcender os limites de sua especialidade”, diz Motomura. Isso significa falar com gente de ramos totalmente diferentes, dentro e fora da empresa, consultar clientes e fornecedores, interessar-se por áreas novas, ler artigos, exercitar a curiosidade – e tentar fazer conexões com o mundo que você conhece.




11 - Entre no time das soluções

Você deve encarar a crise como uma chance de valorizar seu trabalho. Pressionadas pela desaceleração econômica, as empresas estão abertas a sugestões criativas para o negócio. Para isso, é importante estar antenado. Por que não procurar novos clientes em segmentos ainda não explorados (leia a história de Marcelo Cuellar abaixo)? Ou uma redistribuição das funções em seu setor compatíveis com as novas prioridades da empresa? “Pessoas que trazem para a discussão fatores que realmente importam são sempre bem-vindas”, diz Vicky. “Os sujeitos negativo, pessimistas, ·deprimidos, é o pior perfil possível”, diz o empresário paulista, que demitiu 500 pessoas. “A gente precisa, nessas horas, de um cara prático, otimista, que, em vez de reclamar, tenta achar soluções”.

.
RICARDO CORRÊA
“Temos de olhar para a frente”

No fim do ano passado, a Michael Page do Brasil, empresa de recrutamento de executivos, preparava-se para demitir 20 de seus 155 funcionários. Nesse momento, o administrador de empresas Marcelo Cuellar, de 32 anos, foi promovido. Após um ano e meio de trabalho como consultor sênior da Divisão de RH, Cuellar virou gerente da equipe. Nos meses anteriores, ele antecipara que a crise mudaria o perfil dos profissionais de RH requisitados pelos clientes. “Nos tempos de forte crescimento econômico, a demanda era por profissionais da área de seleção. Com a chegada da crise, o foco mudou para a área de remuneração”, diz Cuellar. Essa percepção rápida ajudou sua divisão a manter os resultados positivos da Michael Page no último trimestre, quando a crise em seu setor começou. “Ele usou a dificuldade para gerar oportunidade, além de demonstrar resiliência e alta capacidade para atrair novos relacionamentos”, afirma Marcelo de Lucca, diretor-executivo da empresa. Cuellar já prepara um novo plano para a sua divisão, a ser implementado em breve. “Temos de olhar para a frente, sempre”, diz. (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.