recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 22 de abril DE 2026 ||| 4ª feira ||| descobrimento do brasil (oficial) e dia da comunidade luso-brasileira ||| "Um amigo sensato é um bem precioso.” (Homero) |||




 

Bem vindo

Bem vindo

Descoberta do Brasil ou descobrimento do Brasil é a designação tradicional do episódio da chegada da armada comandada por Pedro Álvares Cabral ao litoral da América do Sul em 1500, evento que resultou na incorporação do território à esfera de domínio do Reino de Portugal e marcou o início da presença europeia contínua na região que viria a constituir o Brasil. O avistamento da costa ocorreu nas imediações do Monte Pascoal, sendo a nova terra denominada inicialmente Ilha de Vera Cruz e, posteriormente, Terra de Santa Cruz. A data tradicional de 22 de abril de 1500 baseia-se na Carta de Pero Vaz de Caminha e corresponde a 3 de maio de 1500 no calendário gregoriano. A viagem cabralina integrava o movimento das navegações portuguesas voltadas à rota marítima para as Índias, aberta por Vasco da Gama em 1498, e inseria-se no processo mais amplo da expansão ultramarina europeia dos séculos XV e XVI, associado à formação do sistema comercial atlântico e à difusão do cristianismo. No plano jurídico e ideológico, a apropriação das novas terras foi posteriormente relacionada ao princípio conhecido como doutrina da descoberta, segundo o qual as monarquias cristãs reivindicavam soberania sobre territórios não cristãos, frequentemente desconsiderando as populações autóctones. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_do_Brasil]


Umberto Eco (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 — Milão, 19 de fevereiro de 2016), foi um escritor, filósofo, professor, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas. Eco foi, ainda, notório escritor de romances, entre os quais "O nome da rosa" e "O pêndulo de Foucault". Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’espérez pas vous débarrasser des livres" (publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo", e no Brasil como "Não contem com o fim do livro"). [https://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco]


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Adriana Naves visita a Oficina de Gerência. Alegria, alegria!

Adriana Naves (Dri ) é uma das grandes amigas virtuais que fiz na blogosfera. Quando iniciei a "carreira de blogueiro" o seu blog, Business Woman Blog (clique na imagem acima), foi um dos modelos que utilizei para orientar-me. Até hoje mantenho-o como bússola nesta caminhada. Adoro o blog e a Dri (que, infelizmente, ainda não conheço pessoalmente, mas não perco a esperança).
Vez por outra estou replicando um dos seus - sempre - bem colocados posts. Sempre textos aplicados ao mundo corporativo e com aquele toque feminino de que "conhece a sua praia". A Adriana, como ela mesma se apresenta no seu perfil "É executiva daquelas que combinam tailleurs elegantíssimos com raciocínios rápidos e brilhantes. Tem pós-graduação em Marketing, MBA e Especialização em Finanças. Adora esportes e desestressa em trekkings pela natureza e com todo e qualquer tipo de coisa que sirva para se conhecer melhor. Os outros lados dela você vai conhecer aqui, onde ela conta segredinhos, dá dicas de bem-viver, compartilha sobre como administrar seu dinheiro, como se sair bem no mundão das organizações, e, de quebra, troca confidências. Coisa de mulher."
Na verdade a Adriana - basta ler seus posts - é executiva de verdade. Daquelas que colocam a mão da massa e conhecem o ofício. Por isso a respeito.
Recebi dela - é sempre honroso para a Oficina de Gerência - um comentário , referido ao meu post "Administração tem seu decálogo" que faço questão de reproduzir abaixo porque só enriquece o meu acervo:

comentários:

Dri Naves disse...

Oi Herbert,
Feliz 2009! Te desejo muuuuita felicidade, sempre!
Amei esse post. Muito interessante, como todo o seu blog.
bjs
Dri

E para não perder o costume, aproveito para reproduzir mais um dos seus posts , o último de 2008, bem no estilo do Business Woman:

31/12/2008 08:00

Desejo - Mensagem para 2009



"O texto abaixo é de uma pessoa muito querida:

Eu te desejo...Saúde.
Não aquela perfeita, atlética
Que corre distâncias, vence obstáculos

Te desejo a saúde que te leve em frente
Por cada dia da sua vida,
Com o sorriso no rosto e o coração em paz.

Eu te desejo...Amor.
Não aquele amor infinito, de fábula.
Que de tão perfeito, pareça um sonho.
Eu te desejo um amor real, com defeitos.
Mas daqueles que quando não se tem, se sente falta,
E quando está ao lado, simplesmente ame.

Eu te desejo...Paz.
Não aquela paz que todos sonham,
Olhando o noticiário e se entristecendo com o mundo.
Eu te desejo paz de espírito,
Que te permita viver bem consigo, e com os outros.
Sem remorsos, sem tormentos.

Eu te desejo...Tempo.
Não tempo para somente viver muito, ou quem sabe, para sempre,
Insistindo nos erros e fechando os olhos para vida.
Eu te desejo tempo
Para que a cada minuto reconheça a importância do agora.

Para abraçar a cada minuto
A saúde que vem em cada respiração,
O amor que se encontra em um abraço sincero,
A paz de saber que apesar de tudo seguimos em frente,
E o tempo para quem sabe usá-lo,
É eterno.

Eu te desejo isso por todos os dias."

Confira o texto original e muitos outros no:
http://sites.google.com/site/bortone/desejo
.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Um comentário:

  1. Oi Herbert, fiquei até sem palavras... é uma honra estar presente desta maneira no Oficina de Gerência e fazer parte deste círculo tão especial!
    Obrigada
    bjs
    Dri

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.