19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Guerra do Vietnã: Nixon ordenou cessar-fogo.


Jornal do Brasil: Nixon ordena cessar-fogo no Vietnã
Depois de receber duras críticas de vários países, o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, ordenou o cessar-fogo no Vietnã e anunciou o início das negociações de paz para janeiro. Durante 12 dias aviões e navios norte-americanos atacaram o centro e os arredores de Hanói e Haiphong. A ofensiva foi considerada a mais violenta da Guerra do Vietnã, conflito no Sudeste Asiático entre 1959 e 30 de abril de 1975. 
O bombardeio maciço matou milhares de pessoas e feriu mais de 10 mil. A aviação militar americana despejou 50 mil toneladas de bombas nas duas cidades. O ataque foi realizado dia e noite desde o dia 18 de dezembro, com apenas uma breve interrupção de 36 horas por ocasião do Natal. Os prejuízos retardaram a reconstrução do centro industrial em dois anos, e envenenaram o meio ambiente de um país essencialmente agrícola. 
Mesmo com poucas armas e sem treinamento militar, os norte-vietnamitas não se entregaram. Embrenharam-se na selva e usaram táticas de guerrilha. Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, o povo vietnamita "está resolvido a não aceitar, jamais, as absurdas exigências dos Estados Unidos, e chamou Nixon de "o mais cruel assassino de nossa época." A cantora americana Joan Baez declarou ao regressar de Hanói que o bombardeio foi uma terrível matança. A intérprete de músicas folclóricas passou duas semanas na capital vietnamita e disse ter conversado com pilotos americanos que participaram do ataque.
Na guerra mais sangrenta da segunda metade do século 20 morreram 2 milhões de vietnamitas, 3 milhões ficaram feridos ou inválidos, centenas de milhares de crianças ficaram órfãs, e 12 milhões de indochineses deixaram a região. As tropas americanas bateram em retirada em 1973, depois de sofrer mais de 50 mil baixas e ter 150 mil feridos e inválidos.

Imagens de terror

Uma das imagens mais terríveis da Guerra do Vietnã é a foto da menina Kim Phuc, de 9 anos, nua, fugindo de seu povoado no sul do país durante um bombardeio de napalm em junho de 1972. 

A garota contou que não chegou a ver a explosão e que só se lembrava que, de repente, as suas roupas pegaram fogo, e que sentia as chamas queimando o corpo. Ela correu e conseguiu atravessar as chamas. Os pais abrigaram-se num templo, mas a tia e dois primos ainda bebês não escaparam do fogo. 


O fotógrafo Nick Ut, que registrou o momento do ataque, a levou para um hospital onde dois dias depois, Kim reencontrou os pais. Ela teve de se submeter a 17 cirurgias e disse que não conseguia acreditar na imagem dela nos jornais: "Era uma foto aterrorizante" 
Kim tornou-se Embaixatriz da Boa Vontade da Unesco com o objetivo de ajudar vítimas da guerra.
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.