19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Dia da Saudade é hoje (30 de janeiro)

Não quis deixar passar em branco o Dia da Saudade.
Este é um sentimento do qual nós brasileiros nos sentimos muito ligados. Principalmente quando se sabe que o sentimento que a palavra traduz tem, no nosso idioma, um significado muito mais lúdico do que em outros.
"Sentir saudades de alguém e ou de um momento" não é a mesma coisa que "sentir falta de ..." Por isto acho que devemos curtir o dia 30 de janeiro.
Escolhi um belo e curto texto que "descobri" no site gaúcho "Portoweb" transcrito abaixo. Clique no logotipo para visitar a página do portal.


http://fernandinha.nana.zip.net/images/saudades.jpg

"No dia 30 de janeiro se comemora o Dia da Saudade. A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:

Saudade: Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.

Este sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido.

Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como dizem que relembrar é viver, a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças doloridas.

E para desejar a todos um Dia da Saudade cheio de boas lembranças, nos apropriamos de um poema do grande Mário Quintana:

Saudade

na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.

Via você no ontem , no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.

Que saudade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.