28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 24 de janeiro de 2009

Vaticano adere ao You Tube.

Demorou, mas chegou!

Finalmente o "governo" da Cidade do Vaticano abriu sua própria página no You Tube. Os dois vídeos que estão no post são:

  • [1] apresentação da estrutura de radiodifusão da cidade do Vaticano
  • [2] justificativa (em uma conferência de imprensa) dirigida ao público em geral, pela opção da Igreja Católica Apostólica Romana de colocar um site específico no portal do You Tube e em quatro idiomas (inglês, alemão, francês e espanhol).

Imagino a relutância dos (muitos) setores conservadores na Cúria Romana em "misturar-se com o mundo profano" que acessa o You Tube milhões de vezes todos os dias para assuntos tão mundanos quanto "sexo & rock and roll".

Imagino que a sensatez dos mais "avançados" no Vaticano e o poder de penetração do You Tube - principalmente entre os jovens - devem ter prevalecido contra o preconceito arraigado. Não há dúvidas que a medida foi mais que acertada - seja pelo ponto de vista administrativo, seja pelo teológico - tendo em vista que o Tube, atualmente, é a mídia de maior rapidez e "audiência" existente na face do Planeta.

Se uma igreja, qualquer que seja, necessita irradiar sua mensagem entre os seus atuais e futuros fiéis e, não vejo nada melhor que utilizar o You Tube e similares (Daily Motion, Vimeo, Google Vídeos e outros).

Só para não deixar que tudo fique justo e perfeito, os tradicionalistas da Cúria Romana devem ter imposto a proibição de se fazer downloads dos "vídeos (que eles devem considerar “sagrados") para os sites e blogs “profanos”. Ou seja, os internautas que desejem divulgar e multiplicar as mensagens do Papa e de seu evangelho não podem fazê-lo. Alguém da equipe que "planejou" a página deles não entende de internet e muito menos de YouTube. Ora! Se não é para divulgar então para que criar a página? Não acredito que o Papa vá cobrar direitos autorais pelos seus pronunciamentos...

Mesmo assim consegui copiar os vídeos por outros caminhos e apresento os dois que anunciaram o Papa e a Igreja Católica "estreando" no You Tube.

Pelo menos agora o Papa ficou mais próximo do público. Ficou mais "pop".








gold links graphic

3 comentários:

  1. É difícil acreditar que a igreja Católica tenha finalmente aderido ao You Tube... Realmente, se a igreja quiser sobreviver, vai ter que buscar estes meios pois, infelizmente, as pessoas estão cada dia mais afastadas de Deus... Saudades de você amigo!!! Deus te abençoe!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Querida Lady Jaqueline (lembra?),

    Não imaginas a alegria de ver-te por aqui. Imagino que estejas mais presente na blogosfera. Já estive lá no Superdica$$$ algumas vezes e vi que estavas blogando com mais regularidade.
    Espero que tenhas conseguido resolver os problemas que te estavam afligindo.
    Muitas saudades dos "velhos tempos" (nem tanto assim...).
    Até breve.

    ResponderExcluir
  3. Vanessa Corvelo Piresquarta-feira, 01 abril, 2009

    O You Tube é o melhor!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.