Segundo dados da Unicef, entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – aproximadamente 45 mil por ano.

 

16 DE ABRIL DE 2024 – 3ª FEIRA


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Blogueiros já chegaram no Jornal Nacional. Agora Vai! Vai?

Ontem (08/12) estava distraído apenas ouvindo o Jornal Nacional quando escutei a "chamada" para a reportagem sobre os blogueiros. Logicamente me interessei e já decidi - naquele mesmo instante - publicar o vídeo no blog. Impressionante esse negócio de blogar! Bom, vamos em frente.
Vi a reportagem e achei que ela estava, como direi?
  • Adequada?
  • Apropriada?
  • Correta?
  • Conveniente?
  • Ou pertinente?
Ou seja, burocrática; pobre e longe de mostrar a (quase) fissão nuclear do fluxo entre os milhões de blogs e posts além das centenas de milhões de comentários e comentaristas. Vejam o vídeo e tirem suas próprias conclusões.
Para mim a reportagem confirmou que a grande mídia brasileira (não conheço as outras, mas imagino-as em melhor estado de compreensão) está longe de entender o fenômeno dos blogs e a força dos blogueiros e da blogosfera.
Quando falo força é força mesmo! Potência! Poder! Domínio! E em todos os níveis dos interesses das pessoas.
Mesmo com tantos jornalistas famosos colocando suas grifes em blogs corporativos, são poucos aqueles que podem se considerar blogueiros. A maioria deles está presa às políticas dos seus patrões. E convenhamos, blogueiro com patrão é meramente um colunista (ou um oportunista); está fora do lugar. Aqui em Brasília conheço alguns, poucos, mas nenhum que tenha percebido o poder dos blogs. Ainda estão na era da paleontologia neste campo do conhecimento.
Observem que a matéria do vídeo foi toda editada para "caber na compreensão" do telespectador do Jornal Nacional. Entretanto não transmitiu - porque quem o fez não sabe - o efetivo potencial e o já concreto poder dos blogs na cultura dos muitos países onde eles existem, livres ou não. Não estou falando de Brasil ou de América Latina. É do mundo mesmo, do planeta...
Todavia já é um grande passo que a poderosa Rede Globo e o seu não menos JN tenha dedicado alguns minutos (que equivalem a muitos milhões de espectadores) a falar sobre a blogosfera. Aleluia!


2 comentários:

  1. Oiêeee!!!
    Para vir aqui preciso e gosto de ter tempo para poder ler, degustar e o mais importante, apreender tanta coisa boa.
    De fato, a reportagem foi fraca. Quem não sabe o que é blogar nem chegou perto de entender esse fenômeno. Me pareceu muito mais matéria paga do que qualquer outra coisa. Porém, mal feita e mal paga.
    Pelo visto, ainda somos um mistério, não é mesmo?
    Adorei o post.
    Ah, quanto aos selos, fique tranquilo. Quando repasso não me preocupo que quem o recebeu faça o mesmo. Se ainda não é perceptível, faço por puro prazer, para acarinhar os amigos ou para dar um empurrãzinho nos novatos. Nada mais que isso. Sequer me preocupo se o selo foi postado. O importante é que quem o receba, aceite o afago, ok?
    Se você aceitou e, além de tudo gostou, é o bastante.
    E saiba que não repasso mais, exatamente para não incomodar, pois sei que há a preocupação em repassar. No meu caso, não é isso.
    Recebe-os quando quiser como fosse um beijo e um abraço.
    Beijos e uma boa quarta-feira.

    ResponderExcluir
  2. News,
    Peço desculpas por não ter te respondido antes. A semana passada foi terrível em termos de afazeres inadiáveis e blogar exige aquela "leveza insustentável do ser". Mas estou de volta (tipo meia-bomba, mas estou).
    Brigaduuu! Pela visitas freqüentes e comentários. Você está sendo minha referência nos comentários. Um anjo a iluminar o trajeto do blog. Por favor, continue.
    Um grande Oiêeee!!!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.