27 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO - DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O Corpo Fala - Os discursos (dos outros) nas vidas das autoridades...

Da série "O Corpo Fala"

Esta imagem está fácil de "traduzir".
Imaginem quantos discursos - chatérrimos - uma autoridade como o Presidente da República é obrigado a ouvir durante o seu dia de trabalho. Na foto o presidente Lula está ao lado do ministro da saúde ouvindo um discurso da presidente da UNE.
Esta série de posts foi criado por mim para homenagear o Dr. Pierre Weil (recentemente falecido), autor do best seller "O Corpo Fala" e criador da Universidade da Paz.
Vamos à imagem? Observem, detidamente, as expressões corporais dos "atores" desta cena.
Como tenho procurado fazer, quando apresento as imagens para análises das linguagens corporais, apenas provoco os leitores para que façam as suas próprias "leituras". Comecemos pelo presidente Lula:
  1. O Presidente está com a mão no relógio e olhar impaciente para a oradora. O que ele estava pensando?
  2. Ministro da Saúde, Temporão, não aguentou. Simplesmente relaxou. A expressão fechada demonstra o "prazer" que ele está sentindo por estar ali, naquele momento.
  3. O Secretário Nacional da Juventude, Beto Curi, está em outro local, menos ali, na mesa. Vejam a expressão facial dele. Se alguém perguntar, depois do discurso, o que disse a Presidente da UNE, será que saberá dizer?
  4. E finalmente a oradora, Lucia Stumpf. Para quem ela está discursando? Vejam a expressão de pura felicidade no seu rosto. Afinal está fazendo um discurso para o Presidente da República. Estará ela preocupada em passar a mensagem da sua fala?
  5. O que vocês diriam? Ela está no começo, no meio ou no final do discurso. Ou será que já passou da hora de terminar e ela - na "euforia" do momento - não percebeu?

O que chamo a atenção é para a quantidade de informações que um observador atento pode extrair de uma simples foto com quatro personagens. Imagine, então, se este mesmo observador - dominando a leitura da linguagem corporal - esteja participando de uma negociação importante ou de uma reunião fundamental para sua vida ou da sua empresa. Que tipo de vantagem competitiva ele terá sobre um interlocutor "analfabeto" na interpretação dos sinais (inconscientes) que nossos corpos enviam? Esta é a importância que destaco ao procurar despertar e aperfeiçoar esta habilidade entre os interessados.


LULA NA UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.