||| 17 de julho DE 2026 ||| 6ª feira ||| dia mundial do emoji ||| *Reflexão: "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." -- Friedrich Nietzsche" |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial do Emoji é comemorado anualmente em 17 de julho. Essa data foi escolhida por uma razão muito simples: é o dia que aparece no emoji de calendário 📅 em grande parte dos celulares e computadores.A figura 📅 mostra o "17 de julho" porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Apple lançou seu aplicativo de calendário iCal para o sistema Mac. A celebração foi criada em 2014 por Jeremy Burge, o fundador da Emojipedia.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Gustave Le Bon (Nogent-le-Rotrou, 7 de maio de 1841 – Marnes-la-Coquette, 13 de dezembro de 1931) foi um polímata francês cujas áreas de interesse incluíam antropologia, psicologia, sociologia, medicina, e física. Ele é mais conhecido por seu trabalho em 1895, A Multidão: Um Estudo da Mente Popular, considerado um dos trabalhos seminais da psicologia das multidões.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Le_Bon]

 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O Corpo Fala - Os discursos (dos outros) nas vidas das autoridades...

Da série "O Corpo Fala"

Esta imagem está fácil de "traduzir".
Imaginem quantos discursos - chatérrimos - uma autoridade como o Presidente da República é obrigado a ouvir durante o seu dia de trabalho. Na foto o presidente Lula está ao lado do ministro da saúde ouvindo um discurso da presidente da UNE.
Esta série de posts foi criado por mim para homenagear o Dr. Pierre Weil (recentemente falecido), autor do best seller "O Corpo Fala" e criador da Universidade da Paz.
Vamos à imagem? Observem, detidamente, as expressões corporais dos "atores" desta cena.
Como tenho procurado fazer, quando apresento as imagens para análises das linguagens corporais, apenas provoco os leitores para que façam as suas próprias "leituras". Comecemos pelo presidente Lula:
  1. O Presidente está com a mão no relógio e olhar impaciente para a oradora. O que ele estava pensando?
  2. Ministro da Saúde, Temporão, não aguentou. Simplesmente relaxou. A expressão fechada demonstra o "prazer" que ele está sentindo por estar ali, naquele momento.
  3. O Secretário Nacional da Juventude, Beto Curi, está em outro local, menos ali, na mesa. Vejam a expressão facial dele. Se alguém perguntar, depois do discurso, o que disse a Presidente da UNE, será que saberá dizer?
  4. E finalmente a oradora, Lucia Stumpf. Para quem ela está discursando? Vejam a expressão de pura felicidade no seu rosto. Afinal está fazendo um discurso para o Presidente da República. Estará ela preocupada em passar a mensagem da sua fala?
  5. O que vocês diriam? Ela está no começo, no meio ou no final do discurso. Ou será que já passou da hora de terminar e ela - na "euforia" do momento - não percebeu?

O que chamo a atenção é para a quantidade de informações que um observador atento pode extrair de uma simples foto com quatro personagens. Imagine, então, se este mesmo observador - dominando a leitura da linguagem corporal - esteja participando de uma negociação importante ou de uma reunião fundamental para sua vida ou da sua empresa. Que tipo de vantagem competitiva ele terá sobre um interlocutor "analfabeto" na interpretação dos sinais (inconscientes) que nossos corpos enviam? Esta é a importância que destaco ao procurar despertar e aperfeiçoar esta habilidade entre os interessados.


LULA NA UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.