1 de dez de 2008

Restauração de Portugal à independência de Castela (1640): D.Pedro I é coroado Imperador do Brasil (1822)


"Se alguma vez houve um julgamento apressado com seus resultados desastrosos previsíveis, esta foi a hipótese HIV-AIDS e seus desdobramentos". - Richard Strohman

1 de dezembro: Dia Mundial da Luta contra a AIDS

1 de Dezembro

1 de Dezembro (ou 1º de dezembro) é o 335º dia do ano no calendário gregoriano (336º em anos bissextos). Faltam 30 dias para acabar o ano..

Dá-se o nome de Restauração ao regresso de Portugal à sua completa independência em relação a Castela em 1640, depois de sessenta anos de regime de monarquia dualista (1580-1640) em que as coroas dos dois países couberam ambas a Filipe II, Filipe III e Filipe IV de Castela. (clique na imagem)

WIKIPÉDIA (clique no link)

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Cresce o cinema nacional
Em 01 de dezembro de 1976, inicia a trajetória de um dos maiores clássicos do cinema brasileiro. O longa Dona Flor e seus Dois Maridos, de Bruno Barreto, consegue a maior bilheteria de toda a história do cinema nacional. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. (clique na imagem)

PORTAL TERRA(clique no link)

(clique sobre a imagem)
1821 - A colônia espanhola de Santo Domingo, atual República Dominicana, proclama sua independência da Espanha.
1934 - Em Leningrado, Serge Kirov, secretário do comitê central do Partido Comunista soviético, é assassinado pelo jovem comunista Nicolaiev.
1942 - Durante a Segunda Guerra Mundial é iniciado nos Estados Unidos o racionamento de combustível.
1976 - Estréia no Brasil o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Sônia Braga e José Wilker.
1994 - O surfista Ludemilson Gomes de Lima é a primeira pessoa a morrer por causa de um ataque de tubarão, no litoral de Pernambuco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário