DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO
DIA NACIONAL DO BOMBEIRO - O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc. Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes. Dia do Bombeiro Brasileiro Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios. Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

dia 19 de dezembro - Charles De Gaulle, herói da 2ª guerra, é eleito presidente da França (1965); Titanic a superprodução do cinema é lançado (1997)

19 de Dezembro é o 353º dia do ano no calendário gregoriano (354º em anos bissextos).
.

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

1851 - William Turner, pintor inglês (n. 1775).
Nota: Recomendo navegar na internet e conhecer a obra deste extraodinário artista, infelizmente, desconhecido no Brasil. São quadros lindos e já modernos na primeira metada do século 19.

Feriados e eventos cíclicos

Fatos históricos do dia 19 de dezembro

Reviravolta no poder
Em 19 de dezembro de 1991, Boris Yeltsin assume o comando do Kremlin, após quatro meses do início de um golpe que acabou com a União Soviética. Yeltsin saiu fortalecido, depois de liderar a resistência no Parlamento, pedindo que a ordem e a democracia fossem respeitadas.

1154 - Henrique II é coroado rei da Inglaterra. Seu grande feito como monarca foi ter fortalecido a administração de seu país.
1562 - Começam na França as Guerras Católicas entre huguenotes e católicos.
1853 - Instalação da província do Paraná, com a posse do primeiro presidente, Zacarias de Goes e Vasconcelos.
1912 - Fundação da Universidade do Paraná.
1939 - O cruzeiro alemão Columbus é afundado pela sua tripulação depois de ter sido seguido por um navio americano, no Atlântico.
1946 - Começa na Indochina a guerra entre a China comunista de Ho Chi Minh e a França.
1950 - Dwight Eisenhower é nomeado comandante-supremo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
1965 - Charles De Gaulle, heróico general francês durante a Segunda Guerra Mundial, é eleito presidente da França.
1972 - Retorna à Terra, após 13 dias, a nave Apollo 17, última de sua série.
1984 - O Reino Unido e a China Popular assinam acordo determinando a devolução de Hong Kong aos chineses em 1º de julho de 1997.
1990 - O cronista Rubem Braga morre aos 77 anos, em virtude de um câncer na laringe.
1991 - Boris Yeltsin assume o controle do Kremlim, no mesmo ano em que a União Soviética é extinta.
1994 - Depois de 30 anos proibido, o boxe volta a ser liberado na China. O país suspendeu a prática depois da morte de um lutador.
1996 - Morre o ator italiano Marcelo Mastroianni.
1997 - O filme Titanic é lançado nos E.U.A.
1999 - Macau passa a ser de domínio chinês.
2001 - O novo líder interino do Afeganistão, Hamid Karzai, recebe bem as propostas de criação de uma força de paz internacional no país.

º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º\/º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário