||| 22 de fevereiro DE 2026 ||| domingo ||| "Dia do pensamento." ||| "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete". (Aristóteles) |||

Bem vindo

Bem vindo

Dia Internacional do Maçom, instituído em data de 22 de fevereiro por ocasião da Reunião Anual dos Grãos-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Canadá, México e Estados Unidos) realizada nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro do ano de 1994, quando o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Irmão Fernando Paes Coelho Teixeira, sugeriu que no dia 22 de fevereiro fosse comemorado o Dia Internacional do Maçom em homenagem à data de nascimento de George Washington. Por ocasião dessa reunião, que teve a presença, dentre outros, da Grande Loja Unida da Inglaterra, da Grande Loja Nacional Francesa, do Grande Oriente da Itália, da Grande Loja das Filipinas, Grande Loja Regular da Grécia, de Portugal, inclusive do Grande Oriente do Brasil pelo seu Grão-Mestre Geral, saudoso Irmão Francisco Murilo Pinto, ao encerramento da assembleia, houve a concordância de que ficasse estabelecido, a partir daí, o Dia Internacional do Maçom a 22 de fevereiro homenageando assim o Irmão George Washington, fato que seria então comemorado por todas as Obediências Regulares.


François-Marie Arouet (21 de novembro de 1694 — 30 de maio de 1778) foi um escritor, historiador e filósofo iluminista francês. Conhecido por seu pseudônimo M. de Voltaire, ele era famoso por sua sagacidade e suas críticas ao cristianismo — especialmente à Igreja Católica Romana — e à escravidão. Voltaire defendia a liberdade de expressão, liberdade de religião e separação entre igreja e estado. Voltaire foi um escritor versátil e prolífico, produzindo obras em quase todas as formas literárias, incluindo peças de teatro, poemas, romances, ensaios, histórias e exposições científicas. Ele escreveu mais de vinte mil cartas e dois mil livros e panfletos. Voltaire foi um dos primeiros autores a se tornar conhecido e comercialmente bem-sucedido internacionalmente. Ele era um defensor declarado das liberdades civis e estava em constante risco com as rígidas leis de censura da monarquia católica francesa. Suas polêmicas satirizavam a intolerância, o dogma religioso e as instituições francesas de sua época. Sua obra mais conhecida e magnum opus, Cândido, ou O Otimismo, é uma novela que comenta, critica e ridiculariza muitos eventos, pensadores e filosofias de seu tempo. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire}


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

16 de dezembro - D.João VI eleva o Brasil a Reino (1815)

16 de Dezembro

16 de Dezembro é o 350º dia do ano no calendário gregoriano (351º em anos bissextos). Faltam 15 para acabar o ano

Origem: Wikipédia

Eventos históricos
Nascimentos
Falecimentos
Feriados e eventos cíclicos

Fatos históricos do dia 16 de dezembro (Portal Terra)

Senna
Em 16 de dezembro de 1997, a justiça italiana declarou não haver culpados na morte do piloto brasileiro Ayrton Senna. Ele bateu na curva Tamburello, uma das mais famosas da F-1.

1631 - Ocorre a erupção do vulcão Vesúvio, ao sul da Itália, em que cinco cidades ficam destruídas, matando mais de três mil pessoas.
1770 - Nasce o compositor Ludwig Von Beethoven.
1835 - Um terrível incêndio se espalha por Nova York, destruindo mais de 600 prédios e causando US$20 milhões de prejuízos.
1857 - Um terremoto em Nápoles causa a morte de 12 mil pessoas.
1900 - Um forte temporal no porto de Málaga afunda o navio-escola imperial alemão Gneisenau. A tragédia causa a morte de 41 dos 466 tripulantes. A catástrofe é lembrada até hoje no famoso porto espanhol.
1920 - Um terremoto na província de Kan-Su, na China, causa a morte de 180 mil pessoas.
1930 - Instalado movimento revolucionário na Guatemala, contra o presidente Baudilio Palma.
1945 - O príncipe Fuminaro Konoe, duas vezes primeiro-ministro do Japão, suicida-se poucos dias antes de ser julgado por crimes de guerra.
1969 - A pena de morte como forma de punição a acusados de homicídio é abolida na Inglaterra. O Brasil aboliu a pena de morte em 1882.
1974 - A Petrobrás descobre jazida de petróleo no Rio de Janeiro.
1981 - Câmara aprova transformação de Rondônia em Estado.
1982 - Richard Noble, pilotando o Thrust, bate o recorde de velocidade em terra, chegando a 1046 km/h.
1985 - Inaugurado reator nuclear na Índia.
1985 - O presidente José Sarney cria o vale-transporte, um salário indireto em forma de subsídio aos custos de transporte dos trabalhadores.
1992 - O chanceler alemão Helmut Kôhl anuncia a anulação da dívida de US$ 11,2 milhões da Rússia com o seu país.
1997 - Depois de mais de três anos, a justiça italiana conclui não haver culpados pela morte do piloto Ayrton Senna, em 1º de maio de 1994, no autódromo de Ímola.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.