DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO
DIA NACIONAL DO BOMBEIRO - O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc. Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes. Dia do Bombeiro Brasileiro Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios. Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Um vídeo muito estranho de Jan Svankmajer - (Darkness/Light/Darkness)

Nunca tinha ouvido falar de Jan Svankmajer (texto em espanhol). Não existe registro desse artista checo na Wikipédia em português. Fui conhecê-lo ao clicar no magnífico blog Bafana Ciência dos professores Ronaldo Angelini e Igor Rafael que já destaquei aqui na Oficina de Gerência.
Ví o vídeo e achei simplesmente fantástico (!). E quando digo fantástico o faço no sentido integral da expressão significando fascinante, mágico, surpreendente... Fui pesquisar sobre Svankmajer e outra surpresa. É um consagrado artista múltiplo com mais de 259.000 links de busca no Google. Clique no link para ver. Fico pensando quantos outros artistas deste nível estão longe do conhecimento e da informação daqueles que não têm a curiosidade de passear por esta incrível rede mundial (WEB). Dou-me por afortunado.
Vamos curtir o vídeo. Aviso que Jan Svankmajer é considerado um mestre das animações surrealistas e esta, abaixo, não foge à regra. Quem não curtir, não veja porque é pura criatividade, digamos, extravagante.



2 comentários:

  1. Fantástico! Uma combinação criativa e fascinante de Frankenstein de Mary Shelley, o surrealismo de Dali e Buñuel e o Pensador de Rodin.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro professor Pfister,

    Que bom vê-lo de volta aos comentários. Eu também achei fascinante a obra de Jan Svankmajer.
    Em contrapartida lamento a falta de informações sobre um artista da sua importância, aqui no Brasil. O mais significativo é que sequer na Wikipédia em português há referência sobre ele.
    Grato pela visita

    ResponderExcluir