30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Um vídeo muito estranho de Jan Svankmajer - (Darkness/Light/Darkness)

Nunca tinha ouvido falar de Jan Svankmajer (texto em espanhol). Não existe registro desse artista checo na Wikipédia em português. Fui conhecê-lo ao clicar no magnífico blog Bafana Ciência dos professores Ronaldo Angelini e Igor Rafael que já destaquei aqui na Oficina de Gerência.
Ví o vídeo e achei simplesmente fantástico (!). E quando digo fantástico o faço no sentido integral da expressão significando fascinante, mágico, surpreendente... Fui pesquisar sobre Svankmajer e outra surpresa. É um consagrado artista múltiplo com mais de 259.000 links de busca no Google. Clique no link para ver. Fico pensando quantos outros artistas deste nível estão longe do conhecimento e da informação daqueles que não têm a curiosidade de passear por esta incrível rede mundial (WEB). Dou-me por afortunado.
Vamos curtir o vídeo. Aviso que Jan Svankmajer é considerado um mestre das animações surrealistas e esta, abaixo, não foge à regra. Quem não curtir, não veja porque é pura criatividade, digamos, extravagante.



2 comentários:

  1. Fantástico! Uma combinação criativa e fascinante de Frankenstein de Mary Shelley, o surrealismo de Dali e Buñuel e o Pensador de Rodin.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro professor Pfister,

    Que bom vê-lo de volta aos comentários. Eu também achei fascinante a obra de Jan Svankmajer.
    Em contrapartida lamento a falta de informações sobre um artista da sua importância, aqui no Brasil. O mais significativo é que sequer na Wikipédia em português há referência sobre ele.
    Grato pela visita

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.