DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO
DIA NACIONAL DO BOMBEIRO - O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc. Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes. Dia do Bombeiro Brasileiro Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios. Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Carl Sagan e seu "Cosmos"

Jornal do Brasil: O intérprete das estrelas

O astrônomo Carl Edward Sagan dedicou-se à pesquisa e à divulgação da ciência. Sagan ganhou o prêmio Pulitzer de Literatura em 1978 com o livro Os Dragões do Éden e escreveu ao longo da sua vida mais de 20 obras. Um dos seus clássicos, Cosmos, foi transformado em seriado e tornou-se o programa de TV de maior audiência nos Estados Unidos, na década de 80. O cientista recebeu o prêmio Emmy pelo programa, que foi assistido por cerca de meio bilhão de pessoas em todo o mundo. O livro, que deu origem à série, ficou mais de 70 semanas na lista do New York Times das publicações mais vendidas. Sagan tinha a capacidade de tornar o conhecimento científico acessível ao grande público, expressando idéias complexas de maneira ao mesmo tempo simples e precisa. 

O cientista pesquisou realizou pesquisas sobre atmosferas planetárias, exploração de planetas com veículos espaciais, e sobre a origem e formação do nosso planeta. O interesse pela busca de vida extraterrestre o levou a desenvolver trabalhos voltados para a escuta de sinais vindos do espaço cósmico. Sagan dizia: "Às vezes acredito que há vida em outros planetas, e às vezes acredito que não. Em qualquer caso, a conclusão é assombrosa".

Colaborou com os programas da Nasa e trabalhou com os astronautas do projeto Apolo, além de chefiar as missões Mariner e Viking, que enviaram naves não tripuladas a outros planetas do Sistema Solar. As sondas recolheram informações importantes sobre Vênus e Marte. A partir desse dados, o astrônomo pôde explicar como acontece o efeito estufa em Vênus, onde densas nuvens gás carbônico envolvem o planeta e retêm o calor na atmosfera, que assim alcança altas temperaturas. Sagan descobriu também as mudanças sazonais na atmosfera de Marte e a névoa avermelhada de Titâ, satélite de Saturno. Participou das missões Voyager e Galileu.
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário