03 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| Dia Internacional das pessoas com deficiências. ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência. Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. dia da pessoa com deficiência De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência. A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.


Heraclito (português europeu) ou Heráclito (português brasileiro) de Éfeso (Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος, Éfeso, aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares. Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (em grego, πάντα ῥεῖ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo, em oposição ao paradigma de Parmênides) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito)

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 20 de dezembro de 2008

Carl Sagan e seu "Cosmos"

Jornal do Brasil: O intérprete das estrelas

O astrônomo Carl Edward Sagan dedicou-se à pesquisa e à divulgação da ciência. Sagan ganhou o prêmio Pulitzer de Literatura em 1978 com o livro Os Dragões do Éden e escreveu ao longo da sua vida mais de 20 obras. Um dos seus clássicos, Cosmos, foi transformado em seriado e tornou-se o programa de TV de maior audiência nos Estados Unidos, na década de 80. O cientista recebeu o prêmio Emmy pelo programa, que foi assistido por cerca de meio bilhão de pessoas em todo o mundo. O livro, que deu origem à série, ficou mais de 70 semanas na lista do New York Times das publicações mais vendidas. Sagan tinha a capacidade de tornar o conhecimento científico acessível ao grande público, expressando idéias complexas de maneira ao mesmo tempo simples e precisa. 

O cientista pesquisou realizou pesquisas sobre atmosferas planetárias, exploração de planetas com veículos espaciais, e sobre a origem e formação do nosso planeta. O interesse pela busca de vida extraterrestre o levou a desenvolver trabalhos voltados para a escuta de sinais vindos do espaço cósmico. Sagan dizia: "Às vezes acredito que há vida em outros planetas, e às vezes acredito que não. Em qualquer caso, a conclusão é assombrosa".

Colaborou com os programas da Nasa e trabalhou com os astronautas do projeto Apolo, além de chefiar as missões Mariner e Viking, que enviaram naves não tripuladas a outros planetas do Sistema Solar. As sondas recolheram informações importantes sobre Vênus e Marte. A partir desse dados, o astrônomo pôde explicar como acontece o efeito estufa em Vênus, onde densas nuvens gás carbônico envolvem o planeta e retêm o calor na atmosfera, que assim alcança altas temperaturas. Sagan descobriu também as mudanças sazonais na atmosfera de Marte e a névoa avermelhada de Titâ, satélite de Saturno. Participou das missões Voyager e Galileu.
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.