||| 04 de março DE 2026 ||| 4ª feira ||| dia mundial da obesidade ||| "Acredite em milagres, mas não dependa deles". (Immanuel Kant) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março, é uma data voltada à conscientização sobre a obesidade como uma doença crônica, que afeta mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. A iniciativa busca ampliar o debate sobre prevenção, tratamento, combate ao preconceito e promoção de hábitos saudáveis. Mais do que falar sobre peso, a data convida à reflexão sobre saúde, qualidade de vida e acesso a cuidados médicos adequados. O que é obesidade? A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode trazer riscos à saúde. Ela é influenciada por diversos fatores, como: Predisposição genética Alimentação inadequada Sedentarismo Fatores hormonais Aspectos emocionais e sociais O diagnóstico costuma ser feito com base no Índice de Massa Corporal (IMC), mas outros fatores também são avaliados por profissionais de saúde. Quais são os riscos da obesidade? A obesidade pode aumentar o risco de diversas doenças, como: Diabetes tipo 2 Hipertensão arterial Doenças cardiovasculares Apneia do sono Problemas nas articulações Alguns tipos de câncer Além dos impactos físicos, a obesidade também pode afetar a saúde mental, especialmente devido ao estigma e à discriminação. Combate ao preconceito Um dos principais objetivos do Dia Mundial da Obesidade é combater a gordofobia e o estigma associado ao peso corporal. A obesidade não deve ser vista como falta de força de vontade, mas como uma condição que envolve múltiplos fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Promover respeito, empatia e acesso ao tratamento adequado é fundamental. [https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-obesidade/]


Charles John Huffam Dickens (Portsmouth, 7 de fevereiro de 1812 – Higham, 9 de junho de 1870) foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz. As suas obras gozaram de uma popularidade sem precedentes ainda durante a sua vida e, durante o século XX, críticos e académicos reconheceram-no como um génio literário. Os seus romances e contos são extensamente lidos ainda nos dias de hoje. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens}


terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dia 23 de dezembro: Inquisição condena o Padre Antonio Vieira à reclusão e ao silêncio (1493); e hoje é o Dia do Vizinho.

23 de Dezembro
23 de Dezembro é o 357º dia do ano no calendário gregoriano (358º em anos bissextos). Faltam 8 para acabar o ano.

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos


Missão na Órbita Lunar No dia 23 de dezembro de 1968, a primeira missão com tripulação humana atinge a órbita lunar. A viagem durou seis dias e a tripulação era formada por Frank Borman, James Lovell Jr. e William Anders, que conduziram testes completos do módulo de comando para missões lunares.
1672 - Rea, o maior satélite do planeta de Saturno, é descoberto pelo astrônomo francês Giovanni Cassini.
1777 - Nasce Alexandre I, czar da Rússia entre 1801 e 1825
1920 - O parlamento britânico divide a Irlanda em duas áreas distintas: o Norte (Ulster), como parte do Reino Unido, e o Sul.
1931 - No Vaticano, ocorre o desmoronamento da Sala Sistina e vários volumes de sua biblioteca são destruídos.
1948 - No Japão, o ex-primeiro ministro Hideki Tojo é enforcado em razão de ter cometido crimes de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.
1953 - Na União Soviética, o ex-chefe da polícia secreta Lavrenty Beria é executado por supostamente tentar depor o ditador Joseph Stalin.
.1954 - O filme 20 Mil Léguas Submarinas estréia nos Estados Unidos e se torna um dos maiores sucessos dos estúdios Walt Disney.
1970 - A construção do World Trade Center, em Nova York, atinge 411 metros. O complexo inclui duas torres de 110 andares.
1971 - Pela 14ª vez, Austregésilo Augusto de Athayde é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras.
1972 - Um terremoto atinge Manágua, na Nicarágua, resultando na morte de aproximadamente 7 mil pessoas.
1976 - A Censura federal proíbe a novela da Rede Globo Despedida de Casado, acusada de difundir o amor livre, a separação da família e as brigas entre as gerações.
1991 - O chanceler da Alemanha Helmut Kohl reconhece a condição da Croácia como Estado independente e soberano.
1997 - O México divulga o massacre de 45 índios, entre eles 21 mulheres e 15 crianças, ocorrido em Chiapas, no dia anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.