28 DE ABRIL DE 2024 –DOMINGO - DIA DA SOGRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Quer trabalhar em casa?


Home Office – Como trabalhar em casa de forma produtiva
(texto copiado do site Organize Sua Vida)

Se você trabalha em casa, mesmo que algumas horas por semana, precisa estar minimamente preparado para trabalhar de forma produtiva. Você precisa de Organização, Mobilidade e Tecnologia.

Um lugar para trabalhar
Se você trabalha de casa, considere o local para seu escritório. No ambiente corporativo, você tem um espaço designado. Seja um Home Office espaçoso, um quartinho ou mesmo uma mesa no quarto de dormir, você deve ter seu espaço de trabalho bem definido e organizado.
Criando algumas regras
Quando você trabalha em casa, na maioria das vezes seu maior desafio em manter-se organizado e gerenciando seu tempo é convencer a todos ao redor de que você está trabalhando! Uma posição firme é essencial. Se um amigo telefona as 10:00h da manhã para falar de um assunto pessoal, delicadamente diga-lhe: “Estou no meio de um projeto importante. Posso ligar para você à noite?”
Não tente assumir seu papel de pai ou mãe e de profissional ao mesmo tempo. Considere a contratação de uma babá para cuidar das crianças. Se você precisa trabalhar enquanto suas crianças estão em casa, explique o que você está fazendo da forma mais clara possível e estabeleça alguns sinais físicos para indicar quando você está trabalhando e não pode ser interrompido, exceto em emergências. Uma porta fechada ajuda bastante. Finalmente, comprometa-se a dedicar um tempo determinado aos seus filhos e cumpra a promessa.

Preparando o ambiente
Dependendo da sua atividade, você pode necessitar de um ambiente que ofereça mais, ou menos tranquilidade, mais, ou menos conforto. Planeje com cuidado e defina quais serão suas necessidades antes de resolver que tipo de móveis irá utilizar.
Você pode precisar apenas de uma escrivaninha simples e uma cadeira confortável ou pode necessitar de uma estação de trabalho mais completa, para computador , impressora, etc, além de gaveteiros ou móvel para arquivos.
Tudo vai depender das suas necessidades de trabalho, do espaço disponível e obviamente do tamanho do seu bolso.

Organizando seu espaço
Alguns itens podem ser essenciais para a organização do seu espaço de trabalho em casa.
Por exemplo, não há nada mais frustrante do que você separar um artigo de revista super importante e quando você pega o grampeador para anexá-la ao seu arquivo, descobre que está sem grampos. Neste ponto você pode gastar algum tempo para tentar encontrar os grampos de que precisa, ou ainda sair para comprar. Não seria muito mais simples certificar-se de que você tem uma caixa extra de grampos?
Papel e cartucho para impressora, grampos, canetas, fitas adesivas, régua, estilete, etc.
Faça uma lista dos itens essenciais para você, compre-os em quantidade suficiente para 30 dias pelo menos.
Tenha o material necessário, em quantidade suficiente , e estrategicamente colocado ou armazenado em sua mesa ou armário próximo, de forma a facilitar a sua vida e economizar o seu tempo.

Utilizando a Tecnologia a seu favor
No seu planejamento, defina que tecnologias são necessárias para o bom andamento do seu trabalho.
Algumas podem ser obrigatórias, como um computador por exemplo. Outras podem ser desejáveis, pois podem melhorar a sua produtividade, como uma conexão banda larga de alta velocidade. Tudo vai depender do tipo de atividade. Para um escritor que escreve seus livros em casa, a tecnologia pode ser menos importante do que para um webdesigner que precisa estar em contato constante com seus clientes, trocando arquivos pesados e necessitando de comunicação constante.
De qualquer forma, a tecnologia é fator potencial para o aumento da produtividade de quase qualquer tipo de trabalho hoje em dia.
Um bom computador (um notebook é mais adequado na maioria dos casos), um PDA (recomendo a todos mas principalmente para quem costuma trabalhar na rua), uma impressora multifuncional (impressora, fax,scanner e copiadora) e uma conexão banda larga são itens essenciais. Existem modelos mais ou menos sofisticados, mas os preços tem caído bastante e com uma boa programação financeira, qualquer pessoa consegue montar seu escritório pessoal.

Planejando para alcançar resultados
Planejamento é a parte mais importante de seu negócio. Certifique-se de se dar tempo para fazê-lo todos os dias para assegurar resultados mais produtivos. Agende as tarefas mais difíceis para serem feitas logo pela manhã, termine-as logo! Trabalhe nas coisas mais
complicadas durante o tempo em que seu nível de energia está mais alto – para mais produtividade e eficiência. A quantidade de coisas que você termina vai depender do quão bem você planeja seu tempo.
*
.
José Luiz S.Cunha é engenheiro, empresário, criador do portal www.organizesuavida.com.br e sócio da OZ! Sistemas de Organização, especializada em métodos para organização no trabalho e organização de espaços. Contato jlcunha@organizesuavida.com.br
Organize-se! Você pode!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.