22 de dez de 2008

Chico Mendes foi assassinado há 20 anos (1988) no dia 22 de dezembro; Caetano e Gil foram presos pelo governo militar (1968).

22 de Dezembro é o 356º dia do ano no calendário gregoriano (357º em anos bissextos). Faltam 9 para acabar o ano. É, na maior parte das vezes, o dia em que ocorre o solstício de Inverno, no Hemisfério Norte e o de Verão no Hemisfério Sul.

(clique sobre todas imagens e será redirecionado para sites diferentes do Wikipédia)

A morte de um lutador
1988 - Chico Mendes, seringueiro e ativista ambiental brasileiro.(n. 1944)
Em 22 de dezembro de 1988, o líder dos seringueiros Chico Mendes é assassinado em Chapuri, no Acre, apesar das denúncias e dos pedidos de proteção por parte de entidades ambientalistas. Ele foi assassinado no quintal de sua casa com um tiro de escopeta.

Eventos históricos


Nascimentos

Falecimentos



1606 - A Espanha proíbe suas colônias da América de fazer qualquer tipo de negociação com estrangeiros, sob risco de pena de morte.
1868 - Durante a Guerra do Paraguai, é iniciada a Batalha de Lomas Voletinas.
.
1894 - A Justiça francesa condena o militar Alfred Dreyfus de crime de alta traição. Anos mais tarde, foi comprovada sua inocência.
NOTA- Neste epísódio ficou famosa a participação do consagrado escritor francês Emile Zola em defesa de Dreyfus; Zola sempre proclamou acreditar na inocência do militar. Quando viu que a condenação era irreversível após um longo processo, Emile Zola escreveu um artigo ao qual chamou "Eu Acuso" ("J'Accuse") que passaria à história como um ícone de documento em defesa da justiça e contra as fraudes nos julgamentos sem transparência pública.
1900 - O primeiro modelo de carro Daimler é exibido. O veículo é chamado de Mercedes, nome da filha de Emil Jellinek, incentivador do projeto.
1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade inglesa de Manchester é bombardeada pela força aérea alemã.
1975 - Carlos, o Chacal, junto com outros terroristas árabes, fazem um ataque em Viena, na Áustria. Eles assassinaram três pessoas e fizeram outras 70 de reféns num encontro da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep).
1981 - O atleta João do Pulo, um dia depois de ter sido eleito como o maior desportista latino-americano do ano, sofre um grave acidente de carro e tem a perna direita amputada.
1993 - Os Estados Unidos concedem asilo político a Alina Fernandez Revuelta, filha do ditador cubano Fidel Castro.
1993 - O parlamento da África do Sul aprova uma nova constituição que abole o regime racista de apartheid no país.
1994 - Renuncia Silvio Berlusconi, primeiro ministro italiano.
1994 - O locutor esportivo Osmar Santos sofre um grave acidente de carro que o deixa com traumatismo craniano.
1996 - O grupo guerrilheiro Tupac Amaru liberta 225 das 380 pessoas mantidas como reféns na residência do embaixador do Japão no Peru. O seqüestro terminaria em abril do ano seguinte.

Um comentário:

  1. Herbert, amigo
    Vim cá desejar um lindo e Feliz Natal para você, com saúde, paz e harmonia com seus familiares.
    Que você tenha uma bela passagem de ano.
    E lembre que Deus estará sempre com Você.
    Um abraço do
    Gato Guga

    PS: Um email retornou por falha no destino.

    ResponderExcluir

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin