28 DE ABRIL DE 2024 –DOMINGO - DIA DA SOGRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 7 de dezembro de 2008

Transplante duplo de órgãos: medicina brasileira o fez pela primeira vez na AL. (07/12/1988)

Jornal do Brasil: Transplante de de coração e pulmão para um único receptor

A equipe de 10 médicos chefiada pelo cardiologista José Pedro da Silva fez pela primeira vez na América Latina um transplante bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor. A cirurgia foi realizada no Hospital de Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A intervenção durou mais de seis horas, e segundo os médicos, o paciente reagiu bem e acordou disposto. O modelista e cortador de tecidos Cristóvão Augusto da Silva, 41 anos, paulistano, casado e pai de quatro filhos, estava internado há 20 dias. 

Os médicos vinham se preparando há quatro anos para fazer a troca simultânea de órgãos e já haviam executado 3.500 cirurgias cardíacas e dois transplantes de coração. Com o domínio da técnica, o único obstáculo para a operação era a falta de doadores. 

A mesma equipe realizou em 1992 o primeiro transplante em um paciente, preservando o coração original e implantando o órgão do doador como auxiliar.

Já no fim da década de 60, os cirurgiões do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP) foram os pioneiros no transplante de coração na América Latina. O cardiologista Euclydes de Jesus Zerbini realizou o primeiro transplante de coração no Brasil, menos de seis meses depois de o médico sul-africano Christian Barnard realizar a primeiro troca do órgão do mundo, na cidade de Captown. 

Delmont Bittencourt, assistente de Zerbini, viajou para a África do Sul logo após o procedimento pioneiro, onde reuniu as informações para a realização do transplante no Brasil. Houve problemas de rejeição nas primeiras operações. Dos três primeiros pacientes transplantados no Brasil, só um sobreviveu por cerca de um ano. O primeiro transplantado de Barnard morreu 17 dias após o transplante cardíaco
**********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.