27 de dez de 2008

Os mundos de fantasia de Jacek Yerka

Mais um belíssimo post do Obvious. Desta vez as garotas nos fazem conhecer Jacek Yerka cuja apresentação e o link do seu site estão no texto. Eu sequer tinha ouvido ou lido sobre este pintor polonês.
Quero me referir à alegria das telas que são mostradas no blog. Maravilhosas. Uma profusão de cores e imagens as mais criativas.
Particularmente eu aprecio muito este tipo de pintura. Coisas aparentemente sem nexo, mas que criam uma sensação de que a imaginação do homem é infinita. Me lembra muito um estilo Salvador Dali, digamos, comportado. O que vocês acham?
Este parece ser o caso de Yerka. Já entrei no site dele e copiei, para minha coleção, várias das telas que ali estão. Recomendo uma visita delongada para apreciar a arte fantástica deste polaco que o Obvious nos traz.


Os mundos de fantasia de Jacek Yerka

"Jacek Yerka é um Polaco com 55 anos que muito cedo começou a sua incursão pela área artística. Oriundo de uma família virada para as artes - ambos os pais freqüentaram a Academia de Belas Artes - toda a sua infância esteve rodeado de materiais que cativaram a sua atenção para o desenho e pintura. As suas primeiras memórias de infância são unicamente esboços, cheiro de pinturas, tinta, papel e pincéis.

Mesmo antes de tornar oficial o legado de seus pais e enveredar por uma carreira na Academia, Yerka trilhou o seu caminho como um autodidata. Influenciado pelos seus pais e pelas correntes modernas da Pintura - desde o impressionista ao abstrato - foi fortemente marcado por Cézanne e Klee.

Apesar das influências, as grandes fontes de inspiração de Yerka continuariam sempre a ser as lembranças de infância - os lugares, sentimentos, fragrâncias e as técnicas dos anos 50 - juntamente com uma imaginação que cedo se mostrou ter uma forte personalidade.

Conheçamos os mundos de fantasia de Jacek Yerka."

Conheça todo o fantástico universo de Jacek Yerka


Nenhum comentário:

Postar um comentário