||| 07 de junho DE 2026 ||| domingo ||| dia nacional da liberdade de imprensa ||| “Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios.”― Nicolau Maquiavel |||

Bem vindo

Bem vindo

O dia 7 de junho é marcado pela comemoração da liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa é o direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações, um pressuposto para a democracia. O contrário dela é a censura, própria dos governos ditatoriais, que limitam o poder de ação da mídia de acordo com seus interesses particulares. A data é celebrada por profissionais da área através do exercício de seu trabalho ou mesmo em protestos. Em recompensa ao trabalho árduo da imprensa, existem diversos prêmios que prestigiam atuações em situações nem sempre favoráveis à liberdade, como a cobertura de países em guerra, por exemplo. É importante que este dia nos lembre que os meios de comunicação têm o direito e o dever de manter os cidadãos informados. Entretanto, ser livre não quer dizer desrespeitar a liberdade dos outros. Por isso, a imprensa tem o direito de liberdade, mas também tem uma obrigação com a ética. Essa conduta serve para evitar que fatos sejam divulgados sem a devida apuração da verdade, pois a repercussão pode fugir do controle. A força de uma afirmação errada é bem maior do que de um direito de resposta.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase

 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O Corpo Fala - Medvedev e Putin, quem é o chefão?

(clique na imagem e visite o site oficial)
Este é mais um post da série O Corpo Fala (veja a tag na barra lateral) que a Oficina de Gerência criou em in memoriam do mestre da humanidade Dr. Pierre Weil (imagem ao lado)
Dominar a habilidade de "traduzir" a linguagem corporal é tão importante quanto as de saber se expressar verbalmente e escrever.Confesso que sou um "paranóico" com este tema. Aprendi com o livro de Pierre Weil por quem tinha (e tenho) uma grande veneração.
O objetivo desta série, que está sendo muito bem aceita pelos internautas da Oficina, é provocar a sensibilidade de cada um para que desenvolva este talento.
Observem a foto abaixo. É recente e flagrou o momento em que o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, conversa com o seu primeiro ministro (e ex-presidente) Vladimir Putin.
  • Qual a mensagem que ela passa para o espectador? Lembrem-se que o presidente do país é o da esquerda (Medvedev) e o outro (Putin) é o seu primeiro ministro.
  • Nas posturas de ambos se esconde a verdade que todo o mundo político e diplomático sabe. É Putin quem dá as cartas naquele grande país. Alguém diria o contrário vendo esta foto?
  • Prestem muita atenção nos detalhes. São eles, fugazes e "falantes" quem nos dão todas as informações que precisamos para entender a linguagem corporal dos protagonistas. Neste caso Medvedev mais parece um aluno recebendo "instruções" do seu mestre. Alguém duvida que é isto que está acontecendo? E que o habilíssimo e esperto Putin nem se incomoda de disfarçar?
Comecem a observar as pessoas à sua volta e em todas as situações do seu dia-a-dia. No trabalho, no lazer, em família, em público. Seres humanos que somos estamos sempre nos expressando de forma inconsciente com nossos corpos. Seja por inteiro ou por partes (mãos, olhos, boca, braços, tudo...). Com a prática e tempo vocês já estarão transferindo os "conhecimentos" assimilados a utilização como "ferramentas de vida".
Dá para imaginar a vantagem competitiva - notadamente na vida profissional - que cada um poderá adquirir se conseguir desenvolver esse talento? Mas não exagerem.; senão aseus amigos e parentes vão começar a pensar que vocês "andaram por Hogwarts com Dumbledore e Harry Potter"... Boa sorte!

o corpofala.putin
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.