recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 29 de abril DE 2026 ||| 4ª feira ||| dia internacional da dança ||| "Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada." (Carlos Drummond de Andrade) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança! A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas. Origem do Dia Internacional da Dança O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril. Dia Internaciona da Dança Grandes Bailarinos Por ser um arte presente em todas as culturas, homens e mulheres de várias nacionalidades elevaram à dança a um nível de excelência. Alguns exemplos de grandes bailarinos: Marie Taglioni (1804-1884) Isadora Duncan (1877-1927) Vaslav Nijinsky (1889-1950) Fred Astaire (1899-1989) Josephine Baker (1906-1975) Mercedes Baptista (1921-2014) Márcia Haydée (1937) Ana Botafogo (1957) Michael Jackson (1958-2009) Julio Bocca (1967) Joaquín Cortés (1969) Frases para o Dia Mundial da Dança "Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança/ Mas a paixão que vai na alma de quem dança". Augusto Branco "Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!" Isadora Duncan "Eu não penso. Pensar é o maior erro que um bailarino pode cometer. Eu apenas sinto' Michael Jackson Atividades para o Dia Mundial da Dança Escolas de dança e instituições culturais costumam promover workshops, palestras e demais atividades que colocam a dança como pauta principal dos debates artísticos. Várias companhias de dança abrem as portas para que o público possa presenciar os ensaios e as dura rotinas de treino de um grupo profissional. Como era de se esperar, muitos espetáculos e apresentações de dança são comuns como forma de comemoração desta data. (https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-danca/)


Anne-Louise Germaine de Staël-Holstein (Paris, 22 de abril de 1766 – 14 de julho de 1817), mais conhecida como Madame de Staël, foi uma intelectual, ensaísta e romancista francesa, que presenciou em primeira mão a Revolução Francesa, a Era Napoleônica e a Restauração. Ao lado de Benjamin Constant, ela formou um dos casais intelectuais mais celebrados de seu tempo. Ela foi uma das mais conhecidas opositoras a Napoleão e, com sua obra Da Alemanha, despertou o interesse do restante da Europa na cultura alemã. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Germaine_de_Sta%C3%ABl]


sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O Corpo Fala - Medvedev e Putin, quem é o chefão?

(clique na imagem e visite o site oficial)
Este é mais um post da série O Corpo Fala (veja a tag na barra lateral) que a Oficina de Gerência criou em in memoriam do mestre da humanidade Dr. Pierre Weil (imagem ao lado)
Dominar a habilidade de "traduzir" a linguagem corporal é tão importante quanto as de saber se expressar verbalmente e escrever.Confesso que sou um "paranóico" com este tema. Aprendi com o livro de Pierre Weil por quem tinha (e tenho) uma grande veneração.
O objetivo desta série, que está sendo muito bem aceita pelos internautas da Oficina, é provocar a sensibilidade de cada um para que desenvolva este talento.
Observem a foto abaixo. É recente e flagrou o momento em que o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, conversa com o seu primeiro ministro (e ex-presidente) Vladimir Putin.
  • Qual a mensagem que ela passa para o espectador? Lembrem-se que o presidente do país é o da esquerda (Medvedev) e o outro (Putin) é o seu primeiro ministro.
  • Nas posturas de ambos se esconde a verdade que todo o mundo político e diplomático sabe. É Putin quem dá as cartas naquele grande país. Alguém diria o contrário vendo esta foto?
  • Prestem muita atenção nos detalhes. São eles, fugazes e "falantes" quem nos dão todas as informações que precisamos para entender a linguagem corporal dos protagonistas. Neste caso Medvedev mais parece um aluno recebendo "instruções" do seu mestre. Alguém duvida que é isto que está acontecendo? E que o habilíssimo e esperto Putin nem se incomoda de disfarçar?
Comecem a observar as pessoas à sua volta e em todas as situações do seu dia-a-dia. No trabalho, no lazer, em família, em público. Seres humanos que somos estamos sempre nos expressando de forma inconsciente com nossos corpos. Seja por inteiro ou por partes (mãos, olhos, boca, braços, tudo...). Com a prática e tempo vocês já estarão transferindo os "conhecimentos" assimilados a utilização como "ferramentas de vida".
Dá para imaginar a vantagem competitiva - notadamente na vida profissional - que cada um poderá adquirir se conseguir desenvolver esse talento? Mas não exagerem.; senão aseus amigos e parentes vão começar a pensar que vocês "andaram por Hogwarts com Dumbledore e Harry Potter"... Boa sorte!

o corpofala.putin
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.