27 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO - DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Xavantes e Bororós atacam Funai por conflito de terras (1974)

Jornal do Brasil: índio ameaçam invadir cidades do mato Grosso

Revoltados com a invasão de suas terras, índios Xavante e Bororó ameaçavam atacar cidades do Mato Grosso. Os índios possuíam títulos de propriedade datados de 1918 enquanto os fazendeiros apresentavam documentos de posse da terra cedidos pelo governo em 1958.
O clima também era tenso em Roraima onde os Waimiri Atroari foram acusados de matar quatro funcionários da Funai. Os indígenas ocupavam desde épocas remotas o sul do Estado de Roraima e norte do Amazonas. O território rico em recursos naturais atraía a cobiça de caçadores, madeireiros e mineradores, sobretudo a partir do século 19. 
De 1972 a 1977, a região onde os índios viviam foi cortada pela BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, seguida pela implantação da mina de estanho de Pitinga, a construção da Hidrelétrica de Balbina pela Eletronorte, e pela implantação de projetos pecuários nos limites da área. A hidrelétrica alagou cerca de 30 mil hectares e a estrada atravessava 125 quilômetros das terras indígenas. 

Os Waimiri Atroari defenderam suas terras como puderam. Os guerreiros enfrentaram uma luta desigual contra um inimigo com poderio bélico muito superior ao deles. No confronto o povo foi dizimado por forças militares, matadores profissionais e doenças levadas pelo homem branco. Nessa época a população foi diminuiu de 2 mil para cerca de 300 indivíduos.

Waimiri escapam da extinção
Os Waimiri Atroari deram a volta por cima depois de chegar perto da extinção. Em setembro deste ano, nasceu o milésimo índio da etnia. O crescimento da população hoje é de 6% ao ano. No fim da década de 70 a redução populacional era de 20% ao ano. 

A área que eles ocupam foi reconhecida e demarcada como reserva, a estrada só pode ser usada durante o dia, e até hoje os índios não aceitam missões religiosas. Há escolas em cada uma das 19 aldeias e seu idioma é ensinado por professores nativos, em cartilhas e livros didáticos em waimiri-atroari
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.