DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO
DIA NACIONAL DO BOMBEIRO - O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc. Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes. Dia do Bombeiro Brasileiro Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios. Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Carlos Heitor Cony - Planeta Selvagem (Folha de São Paulo)

(clique na foto e visite o site oficial do escritor)
Dificilmente haverá algum leitor, habitual, que desconheça o texto e o estilo de Carlos Heitor Cony. Com o passar dos anos este grande intelectual e imortal brasileiro foi se tornando uma unanimidade entre aqueles que gostam de literatura e das leituras de artigos em jornais e revistas (me incluam nesse clube).
Cony, antes um escritor engajado sob muitas bandeiras, foi polindo as arestas mais cortantes e se tornando nesse mestre das palavras que é atualmente.
Ler Cony é desfrutar de belos textos, opiniões inteligentes e principalmente da visão de um intelectual que, tendo visto muito na sua longa vida, nos passa a tranqüilidade das pessoas que sabem quem são e não tergiversam mais com a vida.
Estou sempre trazendo aos leitores do blog os artigos que Carlos Heitor Cony publica na Folha de São Paulo. Nem todos se adaptam ao conteúdo desse espaço, mas sempre que a oportunidade aparece não a perco.
Considero que postar estes artigos de Cony, no formato em que estão no jornal, é um presente para os amigos e freqüentadores da Oficina de Gerência.

Cony
(clique sobre o logo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário