15 DE JULHO DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo


José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Carlos Heitor Cony - Planeta Selvagem (Folha de São Paulo)

(clique na foto e visite o site oficial do escritor)
Dificilmente haverá algum leitor, habitual, que desconheça o texto e o estilo de Carlos Heitor Cony. Com o passar dos anos este grande intelectual e imortal brasileiro foi se tornando uma unanimidade entre aqueles que gostam de literatura e das leituras de artigos em jornais e revistas (me incluam nesse clube).
Cony, antes um escritor engajado sob muitas bandeiras, foi polindo as arestas mais cortantes e se tornando nesse mestre das palavras que é atualmente.
Ler Cony é desfrutar de belos textos, opiniões inteligentes e principalmente da visão de um intelectual que, tendo visto muito na sua longa vida, nos passa a tranqüilidade das pessoas que sabem quem são e não tergiversam mais com a vida.
Estou sempre trazendo aos leitores do blog os artigos que Carlos Heitor Cony publica na Folha de São Paulo. Nem todos se adaptam ao conteúdo desse espaço, mas sempre que a oportunidade aparece não a perco.
Considero que postar estes artigos de Cony, no formato em que estão no jornal, é um presente para os amigos e freqüentadores da Oficina de Gerência.

Cony
(clique sobre o logo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.