30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

domingo, 30 de novembro de 2008

Nana Mouskouri e Demis Rousos.

Sempre foi um mistério para mim que Nana Mouskoury não seja muito conhecida no Brasil. É uma das cantoras mais populares em todo o mundo. Sem exageros. Uma autêntica diva do mundo musical do mais alto nível.
Só a conheci (olha a intimidade do fã...) na época em que surgiram os primeiros CDs; por acaso, quando um amigo me presenteou com um "Nana Mouskoury". Olhei meio desconfiado. Nunca tinha ouvido falar dela. Coloquei o CD, com toda má vontade, naqueles aparelhos 3 em 1 (quem está lembrado?) e foi paixão de primeira vez. A voz pura e maviosa dessa deusa grega simplesmente me enfeitiçou... até hoje.
Na seqüência, sai comprando tudo que encontrava de Nana Mouskoury nas lojas especializadas ( e não encontrava muito); paralelamente procurava saber quem era aquela "desconhecida". Imagine! Ela era, simplesmente, uma das artistas mais conhecidas e requisitadas no planeta. Só depois fui pesquisar sobre ela, pois não havia internet. É isso ai, meus jovens, já houve época nesse planeta que vivíamos sem internet... Dá para imaginar?. Bem, não tenho nem dez por cento dos CDs dela. Na Wikipédia estão listados, como discografia parcial, 172 discos ou CDs e mais 5 concertos gravados em vídeos ou DVDs. Vale dizer que Nana canta em todas - eu disse todas - as línguas mais conhecidas e faladas do mundo. E com perfeição.
Acho que, nos dias de hoje, aqui em nosso país, ainda tem muita gente que não a conhece. Atualmente ela goza daquele prestígio dos artistas que chegaram no topo e só se apresentam em ocasiões muito especiais.
Coloquei dois vídeos colhidos no YouTube. Um, sensacional, em que ela canta com outro grande astro grego, Demis Rousos uma canção, da terra natal (deles), chamada "Aide to malono", linda e alegre como só as músicas gregas sabem ser. No outro vídeo ela interpreta a famosa e histórica canção inglesa "Amazing Grace" em um clip maravilhoso.
Pode confiar nas escolhas feitas. Para quem gosta da boa música são duas pedidas dignas de um belo domingo.





Um comentário:

  1. yo tampoco entiendo por qué Nana Mouskouri sea tan poco conocida en Latinoamerica, considerando que ha grabado varias canciones de nuestra región. En fin, los videos en los que hace duetos con Demis Roussos son una joya!!!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.