||| 06 de setembro DE 2026 ||| domingo ||| Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher ||| *Reflexão: “Agir com raiva é o mesmo que içar a vela na tempestade.”― Eurípedes . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

Celebramos nesta sexta-feira, 6 de setembro, o Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher, data originada nos Estados Unidos em 26 de agosto de 1920, quando foi aprovada a 19ª Emenda da Constituição Americana – que dava às mulheres o direito ao voto. Esta data comemorativa é mais um dos tantos marcos instituídos para a conscientização da necessidade da igualdade entre gêneros na sociedade atual. Em que pesem as diversas lutas em prol dos direitos das mulheres, o progresso para se alcançar tal objetivo continua lento, de modo que em 2020 foi feito um balanço para se verificar a implementação do Plano de Igualdade de Gênero (firmado por diversos países em 1995 – Plataforma de Ação de Pequim), que constatou* que nenhum país, até hoje, alcançou a efetiva igualdade de gênero. A situação que temos hoje, de uma sociedade ainda dominada pelo machismo estrutural, no entanto permite vislumbres de uma mudança positiva justamente pelas lutas travadas pelos movimentos de mulheres em todo o mundo. Diversos movimentos globais reivindicam a necessária igualdade de gênero e logram êxito em muitas ações. Segundo Phumzile Mlambo-Ngcuka (ex-vice presidenta da África do Sul e atual diretora-executiva da Onu Mulheres), “a igualdade de gênero não é apenas um quarto dos assentos nas mesas de poder”, mas sim, é “a realidade atual da representação das mulheres em geral”. Sabemos que apesar dessas vitórias pontuais, ainda há muito a ser feito a fim de se alcançar mudanças mais profundas e consolidadas para as gerações futuras.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Gustave Le Bon (Nogent-le-Rotrou, 7 de maio de 1841 – Marnes-la-Coquette, 13 de dezembro de 1931) foi um polímata francês cujas áreas de interesse incluíam antropologia, psicologia, sociologia, medicina, e física. Ele é mais conhecido por seu trabalho em 1895, A Multidão: Um Estudo da Mente Popular, considerado um dos trabalhos seminais da psicologia das multidões. [Ignorado e difamado pelo meio acadêmico francês durante sua vida devido a suas visões políticas consideradas conservadoras pelo establishment, Le Bon criticava a democracia e o socialismo. As obras de Le Bon foram influentes para diversas figuras como Theodore Roosevelt, Benito Mussolini, Sigmund Freud, José Ortega y Gasset, Vladimir Lenin e Monteiro Lobato.

 

terça-feira, 11 de novembro de 2008

11 de novembro - Angola torna-se independente de Portugal (1975)


Eventos históricos


Nascimentos


Falecimentos


Feriados e eventos cíclicos

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
.
1811 - Cartagena é proclamada independente da Colômbia.
1823 - Dom Pedro I dissolve a Assembléia Constituinte.
1836 - Chile declara guerra a Confederação formada por Peru e Bolívia.
1838 - Começa no Uruguai a ditadura imposta pelo governo de José Fructuoso Rivera.
1859 - É firmado o pacto de San José de Flores, em que Buenos Aires é incorporada ao resto das províncias argentinas.
1862 - Estréia em San Petersburgo a ópera A Força do destino de Verdi.
1864 - Invasão do Mato Grosso pelos paraguaios que arrasam a guarnição brasileira de Dourados.
1869 - Nasce Víctor Emmanuel III, rei da Itália.
1887 - É cantado pela primeira vez o hino nacional colombiano.
1896 - Nasce Charles Lucky Luciano, chefe do crime organizado nos Estaods Unidos.
1904 - A população do Rio de Janeiro se mobiliza em protesto à vacinação obrigatória contra varíola imposta por Oswaldo Cruz.
1909 - Os Estados Unidos instalam no Havaí a base militar de Pearl Harbor.
1916 - O governo norte-americano anuncia que quatro milhões de mulheres vão votar nas eleições para presidente dos Estados Unidos.
1918 - Alemanha e Aliados assinam o Armistício de Compiegne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial.
1930 - A Constituição de 1891 é substituída pela Lei de Organização do Governo Provisório. Todos os governadores, exceto o de Minas Gerais, foram destituídos e criaram o interventor federal dos estados.
1931 - O químico norte-americano Frederick Allison anuncia que descobriu o halogênio, 38º elemento da Tabela Periódica.
1951 - Juan Domingo Perón é reeleito presidente da Argentina.
1955 - Dia em que o presidente Carlos Coimbra Luz é destituído e o senador catarinense Nereu Ramos assume a presidência da república.
1971 - O Senado norte-americano ratifica um tratado no qual concorda em devolver a ilha de Okinawa ao Japão.
1973 - Egito e Israel assinam acordo de cessar-fogo e iniciam as discussões para a prática do pacto.

.
1975
 - Angola torna-se independente de Portugal.
1989 - Rebeldes de El Salvador iniciam uma ofensiva contra a ala direitista do governo. Cerca de 400 pessoas morrem em conflitos.
1992 - A igreja anglicana da Inglaterra aprova a ordenação sacerdotal das mulheres.
1995 - Bill Gates, o milionário dono da Microsoft, compra por US$ 30 mi o manuscrito Natureza: peso e movimento das águas, de autoria de Leonardo Da Vinci.
1996 - O pugilista Evander Holyfield torna-se campeão mundial na categoria peso pesado pela terceira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.