27 de janeiro DE 2026 ||| 3ª feira ||| Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ocorre anualmente em 27 de janeiro. Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sob o comando de Adolf Hitler. Os nazistas assassinaram, primeiramente, pessoas que tinham alguma deficiência mental ou física, e opositores do governo. Além disso, grupos sociais que eram considerados “inferiores”, segundo o nazismo, como negros, homossexuais, Testemunhas de Jeová e ciganos, pereceram nos campos de concentração. Vítimas do Holocausto Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estimam-se que tenham sido assassinados mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto. A dimensão da crueldade que foi o Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Origem do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma Assembleia Geral, pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005. O 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido a data, em 1945, que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal complexo e mais terrível do regime nazista.




sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dia 7 de novembro - Lenin e os bolcheviques dão início à Revolução Russa que mudou o mundo em 1917.

(Fonte Portal Terra)

1822 - O poeta Manuel José Quintana inaugura a Universidade de Madrid.
1825 - É lançado em Recife o Diário de Pernambuco, o primeiro jornal da América Latina.
1861 - O presidente equatoriano José María Velasco Ibarra é obrigado a renunciar.
1885 - Canadá termina seu trem transcontinental chamado de Canadian Pacific.
1917 - Liderados por Vladimir Lenin, os bolcheviques tomam o poder na Rússia e derrubam o governo provisório de Alexander Kerensky.
1933 - Vai ao ar o programa de rádio La Edición Oral Deportiva, um dos mais exitosos da Argentina.
1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos aprovam crédito de US$ 1 milhão à União Soviética para a compra de armas.
1956 - A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas exige que a Inglaterra, a França e Israel retirem suas tropas do Egito.
1956 - Ocorre em Paris uma manifestação contra a invasão soviética na Hungria.
1972 - O presidente Richard Nixon é reeleito nos Estados Unidos. Seu governo encerra a guerra contra o Vietnã. Ele deixa o cargo em 1974 por causa do escândalo de Watergate.
1973 - A Petrobras anuncia a descoberta de uma jazida petrolífera em Campos, no Rio de Janeiro.
1973 - Os Estados Unidos e o Egito reatam relações diplomáticas, rompidas entre os dois países desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.
1984 - O governo brasileiro institui os juizados de pequenas causas.
1986 - Costa Rica anuncia o estabelecimento de uma zona militar na fronteira com a Nicarágua.
1987 - O presidente da Tunísia Habib Bourguiba é deposto num golpe de Estado.
1991 - O jogador norte-americano Magic Johnson anuncia que é portador do vírus HIV e por isso abandona as quadras de basquete.
1998 - A nave espacial Discovery retorna a Cabo Canaveral nos Estados Unidos após uma missão de nove dias.

Eventos históricos (Fonte Wikipédia)

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

0000000000000000000000000000000000000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.