recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 14 de abril DE 2026 ||| 3ª feira ||| Dia Mundial da Doença de Chagas ||| “Nenhum dever é mais importante do que a gratidão.” (Cícero) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Doença de Chagas é celebrado em 14 de abril para conscientizar sobre essa infecção parasitária negligenciada, que afeta milhões de pessoas, principalmente nas Américas. A data, instituída pela OMS em 2019 e celebrada desde 2020, marca o primeiro diagnóstico da doença em humanos feito por Carlos Chagas em 1909. Principais Aspectos do Dia e da Doença: Objetivo: Aumentar a visibilidade da "doença silenciosa", promover detecção precoce, diagnóstico e acesso equitativo ao tratamento. O que é: Infecção causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes do inseto "barbeiro", alimentos contaminados, transfusão de sangue ou da mãe para o filho. A "Doença Silenciada": Afeta populações de baixa renda, com curso clínico lento e frequentemente assintomático, tornando o diagnóstico tardio comum. Dados: Estima-se que cerca de 6 a 7 milhões de pessoas estejam infectadas no mundo, com cerca de 12 mil mortes anuais. Prevenção: Foco na melhoria das habitações para evitar o barbeiro, controle de alimentos e acompanhamento médico. A data incentiva a ação contínua para eliminar a transmissão e cuidar dos infectados, reforçando que é um problema de saúde pública que exige atenção.


Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, 15 de outubro de 1844 – Weimar, 25 de agosto de 1900) foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, a filosofia e a ciência, exibindo certa predileção por metáfora, ironia e aforismo. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Nietzsche]


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dia 7 de novembro - Lenin e os bolcheviques dão início à Revolução Russa que mudou o mundo em 1917.

(Fonte Portal Terra)

1822 - O poeta Manuel José Quintana inaugura a Universidade de Madrid.
1825 - É lançado em Recife o Diário de Pernambuco, o primeiro jornal da América Latina.
1861 - O presidente equatoriano José María Velasco Ibarra é obrigado a renunciar.
1885 - Canadá termina seu trem transcontinental chamado de Canadian Pacific.
1917 - Liderados por Vladimir Lenin, os bolcheviques tomam o poder na Rússia e derrubam o governo provisório de Alexander Kerensky.
1933 - Vai ao ar o programa de rádio La Edición Oral Deportiva, um dos mais exitosos da Argentina.
1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos aprovam crédito de US$ 1 milhão à União Soviética para a compra de armas.
1956 - A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas exige que a Inglaterra, a França e Israel retirem suas tropas do Egito.
1956 - Ocorre em Paris uma manifestação contra a invasão soviética na Hungria.
1972 - O presidente Richard Nixon é reeleito nos Estados Unidos. Seu governo encerra a guerra contra o Vietnã. Ele deixa o cargo em 1974 por causa do escândalo de Watergate.
1973 - A Petrobras anuncia a descoberta de uma jazida petrolífera em Campos, no Rio de Janeiro.
1973 - Os Estados Unidos e o Egito reatam relações diplomáticas, rompidas entre os dois países desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.
1984 - O governo brasileiro institui os juizados de pequenas causas.
1986 - Costa Rica anuncia o estabelecimento de uma zona militar na fronteira com a Nicarágua.
1987 - O presidente da Tunísia Habib Bourguiba é deposto num golpe de Estado.
1991 - O jogador norte-americano Magic Johnson anuncia que é portador do vírus HIV e por isso abandona as quadras de basquete.
1998 - A nave espacial Discovery retorna a Cabo Canaveral nos Estados Unidos após uma missão de nove dias.

Eventos históricos (Fonte Wikipédia)

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

0000000000000000000000000000000000000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.