||| 05 de novembro DE 2026 ||| 5ª feira ||| Dia Mundial do Cinema ||| Reflexão: "Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver". --- Harry Potter . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

Em 05 de novembro celebra-se anualmente o Dia Mundial do Cinema. Ao cinema atribuiu-se o título de Sétima Arte, uma designação dada pelo italiano Ricciotto Canudo na obra Manifesto das Sete Artes, em 1912. A palavra cinema pode ser definida como movimento gravado, pois trata-se de uma abreviação de cinematógrafo. O termo "cine", de origem grega, significa movimento, e o sufixo "ágrafo", tem significado de gravar. cinema As produções cinematográficas exercem forte influência sobre as emoções humanas, levando milhares de pessoas aos cinemas, produzindo riso, choro, medo ou outros sentimentos a qualquer altura do dia. Em 1895, Paris teve a primeira sessão pública de cinema, que foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. Utilizando um aparelho chamado de cinematógrafo, imagens em movimento foram projetadas em um telão para cerca de 30 espetadores. Georges Mèliés inseriu a performance teatral na linguagem cinematográfica. Baseado na obra de Júlio Verne criou o filme Viagem à Lua, exibido em 1902, que levou o cinema a um novo patamar devido o uso de "efeitos especiais". A partir de então, o cinema cresceu como forma de contar histórias, difundir a cultura e propagar o conhecimento. O desenvolvimento de equipamentos e a evolução tecnológica permitiram que a arte se aproximasse do público cada vez mais com realismo. Em comemoração ao dia internacional do cinema, os espaços culturais incentivam a apreciação da Sétima Arte com exibição de filmes gratuitamente, realização de concursos e até exposições relacionadas com a história dessa manifestação artística.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Federico Fellini (Rimini, 20 de janeiro de 1920 — Roma, 31 de outubro de 1993) foi um diretor e roteirista de cinema italiano. Conhecido por seu estilo distinto, que mistura fantasia e imagens barrocas com terridez, ele é reconhecido como um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos. Seus filmes foram classificados, em pesquisas como Cahiers du cinéma e Sight & Sound, como alguns dos melhores filmes de todos os tempos. Em uma carreira de quase cinquenta anos, Fellini ganhou a Palma de Ouro por La Dolce Vita, foi indicado a doze prêmios Óscar e ganhou quatro na categoria de melhor filme em língua estrangeira, o melhor para qualquer diretor da história da Academia. No Oscar 1993, em Los Angeles, ele recebeu um prêmio honorário. Além de La Dolce Vita e 8½, seus outros filmes conhecidos incluem La Strada, Le notti di Cabiria, Julieta dos Espíritos, Satyricon, Amarcord e Il Casanova di Federico Fellini. [ https://pt.wikipedia.org/wiki/Federico_Fellini ]

 

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Maria Beltrão, como sempre, é um show de graça e competência. "Estúdio i" é seu novo programa.


Guardo comigo (Nossa! Há quanto tempo que não usava essa expressão...) algumas figuras públicas que admiro profundamente. Seja pela competência, pela beleza física e/ou interior; seja pelo estilo ou pelo profissionalismo. Enfim, pelos mais variados motivos. Todos nós cultivamos as imagens de desportistas, artistas, jornalistas, políticos etc. como referências que às vezes se transformam em ídolos. Como exemplos, destes casos, cito o Ayrton Senna e o Pelé atingiram esse patamar de serem idolatrados pelos admiradores.
Introdução feita para confessar mais uma das minhas muitas... querenças. Falo da jornalista Maria Beltrão do Globo News. Nem vou detalhar a minha admiração pela sua personalidade pública e pelo seu trabalho porque levaria o espaço do post para o infinito. Quero, tão somente, expressar que ela é - em minha opinião - a síntese  mais aproximada, do que, imagino, deva ser uma jornalista de primeiríssima linha. Pronto! Já disse e fico por aqui!
Abaixo, faço o "merchan"- com enorme satisfação - de seu novo e (como sempre) excelente programa no canal Globo News. Chama-se "Estúdio i" ("i" de informal). Bem ao estilo da Maria Beltrão. Informal, mas com uma classe e principalmente aquele "toque" especial de inteligência que contagia que a assiste. E além de tudo a "danada" é bonita e elegantíssima.
.
"Estúdio i" é "um programa de entrevistas, debates, comentários e muita informação apresentado de segunda a sexta as duas da tarde naGlobo News que teve estréia em 27 de outubro conta ainda com a participação de dez colunistas diário, ao vivo no estúdio." (texto retirado da Wikipédia)
.
Coloquei abaixo um banner copiado, com scanner, de jornal (acho que foi da Folha de São Paulo) com a "chamada" para o programa (cuja estréia ocorreu em 27 de outubro) e mais três vídeos. O primeiro é a publicidade do programa (muito interessante para quem gosta de ver os bastidores da TV), o segundo é o bate-papo da Maria Beltrão com seus telespectadores - via e-mail - após a estréia e o terceiro vídeo é o da entrevista que ela fez com Gilberto Gil no programa de estréia.
Farei sempre na Oficina de Gerência, como agora, as "despretenciosas propagandas" dos programas, revistas, eventos, campanhas e tudo que considerar inteligente e do interesse dos visitantes e leitores do blog. Este programa, "Estúdio i" é diário (segunda a sexta- 14 horas na Globo News) e imperdível, principalmente porque conduzido por esta que é a melhor (minha opinião) jornalista de televisão da atualidade, Maria Beltrão.


.

.



.




00000000000000000000000000000000000000000000000000000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.